Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Fernando Ramos

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1980), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997). É professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo desde 1998, lecionando as disciplinas de Crítica, História e Teoria do Teatro. Em 2012 tornou-se professor Associado e em 2019 professor Titular. É Pesquisador do CNPq desde 2006 e coordena o GIDE - Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular; É encenador, dramaturgo e documentarista. Realizou pesquisas em torno da produção teatral de Gordon Craig, Samuel Beckett, Tadeusz Kantor, José Celso Martinez Corrêa e Martins Pena. Pesquisou também em torno dos conceitos de "mimesis" e anti-teatralidade, como operadores da cena contemporânea, incluindo nesse enfoque tanto a produção estritamente teatral como a dos campos das artes plásticas, da música e do cinema. Esta pesquisa se concluiu em 2012, com a tese de Livre Docência defendida na ECA/USP e publicada em 2015 pela editora Annablume, "Mimesis performativa: a margem de invenção possível". Desde 2013 desenvolve pesquisa em torno do ideário estético de Gordon Craig, que remete às bases filosóficas da obra daquele artista e já implicou na publicação pela Editora Perspectiva, em 2017, de tradução para o português do primeiro volume, de três previstos, com a tradução e comentários sobre seus principais textos teóricos, bem como de peças e artigos da revista The Mask, jamais traduzidos. Foi crítico de teatro da Folha de S.Paulo (2008 e 2013), co-editor da revista Palco e Platéia (1986-1988) e co-editor responsável da revista Sala Preta, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP (2001-2018). Coordena ,com Cassiano Quilici , a Coleção Artes Performativas e Filosofia da Editora Annablume. Foi do Comitê de Assessoramento do CNPq da área de Ciências da Informação, Comunicação e Artes (2016-2019) e é consultor Ad-Hoc do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Foi representante (suplente) dos Professores Associados da Universidade de São Paulo no seu Conselho Universitário (2018-2019) (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/02/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

OLIVEIRA, Ligia Souza de. O Império das Palavras: um estudo da parole teatral em Valère Novarina. 2018. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

SILVA, Rodrigo Garcez da. Kinokaos: a hipermontagem como articuladora de fluxos midiáticos na cena. 2010. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

MACHADO, Vinicius Torres. A máscara no teatro moderno: do avesso da tradição à contemporaneidade. 2009. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

BOITO, Sofia Rodrigues. Escritas performativas: textualidades criadas por corpos e espaços.. 2018. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: