Resumo
EMU concedido no processo 2012/17838-4: Mixolab2 - Chopin Technologies (AU)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Instituto de Saúde e Sociedade (ISS) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, campus Baixada Santista, com atividades no curso de graduação em Nutrição, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, no Programa de Pós-Graduação Alimentos, Nutrição e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Nutrição. Possui graduação em Nutrição pela Universidade de São Paulo - USP (2004), onde também realizou doutorado direto em Ciências na área de concentração Nutrição em Saúde Pública (2009) e pós-doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2010). Líder do Grupo de Estudos em Qualidade de Alimentos - UNIFESP, cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa no Brasil - CNPq. Suas atividades são desenvolvidas para valorizar e promover a interdisciplinaridade entre a Ciência de Alimentos, a Nutrição e a Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia de panificação sem glúten; tecnologia de cereais; polissacarídeos e oligossacarídeos bioativos; avaliação das características nutricionais, físico-químicas e sensoriais de alimentos; processamento de alimentos e valor nutritivo; uso de matérias-primas alternativas; e otimização de formulações alimentícias. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Treinamento Técnico em Ciência e Tecnologia de Alimentos com Bolsa da FAPESP |
CNPq anuncia vencedores do Prêmio Jovem Cientista |
Bactérias combatem bactérias para conservar alimentos |
Bacterias combaten bacterias para conservar alimentos |
EMU concedido no processo 2012/17838-4: Mixolab2 - Chopin Technologies (AU)
A constatação que a doença celíaca é a intolerância alimentar de maior prevalência mundial está impulsionando a demanda por produtos sem glúten. Entretanto, o glúten é uma proteína estruturante essencial para elaboração de pães. E por isso, a obtenção de pães sem glúten (PSG) é um desafio tecnológico. Este projeto objetiva desenvolver PSG com boa qualidade tecnológica, nutricional e senso…
O sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) ocupa a quinta posição na produção mundial de cereais. Este grão tem atraído o interesse de pesquisadores, da indústria de alimentos e de consumidores devido a sua composição nutricional e de bioativos, isenção de glúten e potencial como ingrediente alimentar. Este grão integra a alimentação humana em países asiáticos e africanos e vem ganhando popula…
Apesar do expressivo crescimento da pesquisa e do mercado de produtos sem glúten, os pães sem glúten (PSG) ainda apresentam aparência, textura e sabor insatisfatórios, além de baixo conteúdo nutricional e curta vida de prateleira. Assim, a melhoria das propriedades tecnológicas, sensoriais e nutricionais dos PSG continua sendo um grande desafio. Recomenda-se a utilização de matérias-prima…
Este projeto tem como objetivo explorar a polimerização da proteína do amaranto, obtida por meio de ligações cruzadas catalisadas pela enzima transglutaminase, para melhoria da qualidade tecnológica de pães sem glúten (PSG). A técnica de planejamento fatorial será utilizada para investigar a formação de agregados proteicos e o seu impacto na consistência das massas e na estrutura, qualida…
Apesar do crescimento do mercado de alimentos isentos de glúten nos últimos anos, ainda há dificuldade de acesso a esses produtos, devido ao elevado preço, a variedade e disponibilidade limitadas, e a pobre palatabilidade. No entanto, além da pobre qualidade tecnológica e sensorial, pães sem glúten (PSG) frequentemente apresentam pobre composição nutricional porque são elaborados a partir…
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAPRILES, Vanessa Dias. Otimização de propriedades nutricionais e sensoriais de produtos à base de amaranto enriquecidos com frutanos, para intervenção em celíacos. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (04/14127-3)