Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Assato

CV Lattes


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Graduação (1994) e Mestrado (1997) em Eng. Mecânica pela UNIFEI - Itajubá/MG e Doutorado em Eng. Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2001). Tem experiência em modelagem de escoamento turbulento com transferência de calor em meios limpos ou porosos (ITA - Dep. Aeronáutica e Mecânica); e em técnicas e procedimentos de medidas experimentais de escoamentos em túneis de vento - subsônico (ITA - Dep. Aeronáutica - Lab. Feng). Possui publicações em Int. Journals e Congressos (AIAA, ASME, ICAS) (41 artigos em simulação numérica e 17 trabalhos experimentais). Atuou como Pesquisador no Instituto de Energia da PUC-Rio e na Vale Soluções em Energia (VSE) em projetos e desenvolvimento de sistemas térmicos de potência. Foi Professor Adjunto no Dep. de Eng. Mecânica da UFJF. Atualmente é Pesquisador na Sub-Divisão de Propulsão Aeronáutica (APR-A) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Coordenador do projeto Sistema de Propulsão para Defesa, SPD, o qual prevê a ampliação de Infraestrutura Laboratorial de componentes de turbinas a gás (BEC Banco de Ensaios de Compressores e BESV Banco de Ensaios de Sobre-Velocidade), financiamento da FINEP. Atuação na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Turbomáquinas - desempenho, simulação numérica, projeto, fabricação e desenvolvimento de turbinas a gás em banco de ensaios. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/01/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: