Busca avançada
Ano de início
Entree

André Moreni Lopes

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Jovem Pesquisador/FAPESP e Pesquisador Colaborador na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (FCF/UNICAMP). Atualmente, investiga a aplicação de materiais/biomateriais, sistemas auto-agregados e nanoestruturados visando a encapsulação e/ou biosseparação de (bio)fármacos provenientes de plataformas microbianas para estudos de liberação controlada e prolongada para diferentes tratamentos (e.g., terapia do câncer). Histórico profissional: Pós-Doutorado em Bioprocessos e Biotecnologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista - FCFar/UNESP, campus Araraquara (2018). Pós-Doutorado em Smart engineered biomaterials, and drug delivery systems no Departamento de Bioengenharia da Universidade da Califórnia - Los Angeles - UCLA (2016) e dois Pós-Doutorados em Nanobiotecnologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo - FCF/USP (2012 e 2015). Possui Pós-graduação: Doutorado (2010) e Mestrado (2006) em Biotecnologia, com ênfase na área de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela FCF/USP. Realizou Doutorado-Sanduíche no Centro de Ingeniería Genética y Biotecnología - CIGB - Havana/Cuba. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP, campus Assis (2004). Foco principal de pesquisa: (i) Microbiologia aplicada, com ênfase na obtenção de (bio)moléculas (a partir de plataformas microbianas geneticamente modificadas ou não) e em sua extração/purificação, através de processos de alta resolução (processos cromatográficos) e de baixa resolução (filtração, centrifugação, precipitação e sistemas aquosos bifásicos). (ii) Nanobiotecnologia - investiga a liberação, estabilidade e viabilidade de (bio)fármacos encapsulados ou incorporados em biomateriais e sistemas nanoestruturados constituídos por polímeros, copolímeros anfifílicos e tensoativos. É Professor Colaborador nos cursos de Especialização Lato Sensu em Microbiologia Industrial e de Processos Microbiológicos II, oferecidos pela Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) e MM Learning: o Mundo da Microbiologia, respectivamente. Entre 2010 e 2014, foi Assessor Científico da SBM. *Indicadores de produção científica: ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3570-2470; Publons: https://publons.com/researcher/1163683/andre-m-lopes/; Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=WTirhR4AAAAJ (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: