Busca avançada
Ano de início
Entree

Álvaro de Araujo Antunes

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (2008), Universidade de São Paulo (2009), Universidad de Sevilla (2015) e Universidade de Coimbra (2020). É Professor Associado na Universidade Federal de Ouro Preto, lecionando na graduação e no programa de pós-graduação de História. Entre 2016 e 2018, coordenou o Laboratório de Pesquisa Histórica (LPH) e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM). Entre 2015 e 2018, foi coordenador do grupo de pesquisa Justiça, Administração e Luta Social (JALS-UFOP), o qual integra. Desde 2012 é pesquisador do Grupo Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEibero-UFMG). Coordena, desde 2017, o convênio firmado entre UFOP e a Universidade Paul-Valéry, Montpellier 3. Em 2019 passou a integrar a Cátedra UNESCO-UFMG Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes. Foi bolsista produtividade do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG). Leciona e investiga História do Brasil Colônia, dedicando-se aos seguintes temas e áreas: História da Educação, História dos Livros e das Práticas de Leitura; História da administração; História do Direito e História da Justiça. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/05/2021
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ANTUNES, Álvaro de Araujo. Fiat justitia : os advogados e a pratica da justiça em Minas Gerais (1750-1808). Tese (Doutorado) -  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (01/02862-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: