Busca avançada
Ano de início
Entree

Gabriele Cornelli

CV Lattes


Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Religião  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Itália

é professor de Filosofia Antiga (Associado II) do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado em Filosofia Antiga pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pela Università degli Studi di Napoli, Federico II (Itália), pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Foi Beaufort Visiting Scholar do St. John's College e da Faculty of Classics da Universidade de Cambridge (Reino Unido). Foi Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Metafísica e Orientador do Mestrado e Doutorado em Bioética da UnB. Já foi coordenador do Programa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética na mesma Universidade, assim como do Núcleo de Estudos Clássicos (NEC). Foi coordenador do GT-Platão e Platonismo da ANPOF (2008-14). Editor da revista Archai (www.archai.unb.br/revista), da revista Atlantís (www.impactum.uc.pt) e do Plato Journal (www.platosociety.org). Dirige a Cátedra UNESCO Archai: as origens do pensamento ocidental (www.archai.unb.br). É Editor da coleção Archai (Annablume/Imprensa da Universidade de Coimbra), da coleção Cátedra (Paulus), da coleção Filosofia e Tradição (UNESCO Brasil) e da prestigiosa coleção Brill's Plato Studies Series (Brill). É também Membro do Conselho dos Diretores Generais da coleção Classica Digitalia (Imprensa da Universidade de Coimbra), da coleção "Temi metafisici e problemi del pensiero antico. Studi e testi", coleção fundada por Giovanni Reale (Ed. Vita e Pensiero, Milano) e da revista Méthexis (Brill). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (2012-13) e da Sociedade Brasileira de Platonistas (2008-2010). É também sócio honorário da Società Italiana di Storia della Filosofia Antica (2013-), membro-fundador da International Association for Presocratic Studies e foi Presidente da International Plato Society (2013-2016 - platosociety.org). É orientador dos Doutoramentos em Filosofia e em Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra (Portugal) e Extraordinary Professor do Departamento de Ancient Studies da University of Stellebosch (África do Sul). Seu último livro autoral, In Search of Pythagoreanism, foi publicado pela editora De Gruyter (Boston/Berlin, 2013). Abilitazione Nazionale Italiana (Settore 11/C5 - Storia della Filosofia) per la Prima Fascia (Habilitado como Professor Titular em História da Filosofia, 2019). É representante da área de Filosofia no Grupo Assessor Especial da Diretoria Internacional da CAPES/MEC (2017- ). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: