Busca avançada
Ano de início
Entree

Eduardo Victorio Morettin

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado e licenciado em História (1988), mestre em Artes (1994) e doutor em Artes (2001), títulos obtidos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Université Paris I (2012). Atualmente é professor de História do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autor de Humberto Mauro, Cinema, História (SP: Alameda Editorial, 2013) e um dos organizadores de O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais (SP: Intermeios, 2018), Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (PA: Sulina, 2017), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais (Faro, Portugal: CIAC/Universidade do Algarve, 2016), Visualidades Hoje (Salvador, Edufba, 2013), História e Documentário (RJ: FGV, 2012) e História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual (2ª ed., SP,:Alameda Editorial, 2011). Organizou A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005) (SP: ECA-USP, 2020). Coordenou dossiês temáticos sobre cinema e história nos periódicos Fotocinema: revista científica de cine y fotografia (2020, com Ana Laura Lusnich), Ideas. Idées d'Amérique (com Ignacio Del Valle Dávila em 2016), Significação (2019, com Mônica Almeida Kornis, e 2013), ArtCultura (2009) e História: questões & debates (2003). Sobre o tema comunicação e historicidades coordenou edição para o periódico Galáxia (2019). É um dos líderes do Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (site http://historiaeaudiovisual.weebly.com/), que organiza, dentre outras atividades, o Colóquio Internacional de Cinema e História, atualmente em sua quarta edição. Professor visitante da Université Paris-Est Marne-la-Vallée (2010) e do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine da Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2019). É bolsista produtividade em pesquisa CNPq, nível 2. Foi editor do periódico Significação - Revista de Cultura Audiovisual entre 2006 e 2020. É membro do Conselho Deliberativo do Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Foi membro do Conselho Deliberativo das seguintes instituições culturais e associações científicas: Museu Paulista (2005 - 2007), Cinemateca Brasileira (2007 - 2018), Instituto de Estudos Brasileiros (2010 - 2014), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2008 - 2010 e 2013 - 2015), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014), Núcleo Regional São Paulo da Associação Nacional de História (ANPUH/SP) (1998 - 2000 e 2004 - 2008), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) (2007 - 2011). Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) no biênio 2013 - 2015 e integrou a diretoria da ANPUH/SP entre 2000 e 2004 e da ANPUH entre 2007 e 2009. Membro do Grupo Assessor Especial da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Um dos membros fundadores da Asociación de Estudios sobre Precine y Cine Silente Latinoamericano, criada em 2018. Links: https://usp-br.academia.edu/EduardoMorettin; https://repositorio.usp.br/result.php?search%5B%5D=eduardo+morettin (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Uma genealogia da crítica de cinema no Brasil 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (3 total):
Nossa São Carlos: Crítica de cinema e repressão são temas de livro recém-lançado (09/Out/2019)
Jornal Dia Dia: Crítica de cinema e repressão são temas de livro recém-lançado (07/Out/2019)
Rádio Sanca WEB TV: Crítica de cinema e repressão são temas de livro recém-lançado (07/Out/2019)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ADAMATTI, Margarida Maria. A crítica cinematográfica no jornal alternativo Opinião: frentismo, estética e política nos anos setenta. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/09201-9

SIQUEIRA, Daniela Giovana. Cineastas mineiros em trânsito (1968-1970): política, cultura e memória. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (15/15369-5

SOARES, Natália de Castro. A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem. Dissertação (Mestrado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/03186-8

XAVIER, Priscila de Almeida. Representação cinematográfica e história institucional: uma análise de filmes sobre o Instituto Butantan (1928-1953). Dissertação (Mestrado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (08/51884-8

LABAKI, Luis Felipe Gurgel Ribeiro. Viértov no papel: um estudo sobre os escritos de Dziga Viértov. Dissertação (Mestrado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/10854-0

FOSTER, Lila Silva. Cinema amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926-1959).. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/09894-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: