Busca avançada
Ano de início
Entree

Ataliba Teixeira de Castilho

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formação científica: Licenciado em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em 1959, Especialização em 1960, doutor em Linguística em 1966, livre-docente em Filologia e Linguística Portuguesa em 1993, pela mesma universidade. Atividades profissionais: Professor Titular da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília (1961-1975), então CESESP. Visiting professor da Universidade do Texas em Austin (1970). Professor Titular do Dep. de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (1975-1991), cargo em que se aposentou em 1991. Professor Titular de Filologia e Língua Portuguesa na FFLCH da Universidade de São Paulo (1996 a 2006). Professor emérito da FFLCH/USP em 2013. Atualmente é professor colaborador voluntário na Universidade Estadual de Campinas. Atividades de pesquisa: coordenação dos seguintes projetos coletivos de pesquisa: Projeto NURC/SP (1970-1988), Projeto de Gramática do Português Falado (1988-2011), Projeto para a História do Português Brasileiro, equipe de São Paulo, de 1995 a 2011, quando foi substituído a seu pedido. Editor geral da obra coletiva História do Português Brasileiro, 12 volumes, em andamento. Areas de pesquisa: Linguística do Português, com ênfase nas seguintes sub-áreas: descrição da língua falada, sintaxe funcionalista do português brasileiro, história do português brasileiro, análise multissistêmica do português brasileiro. Vida associativa: Sócio honorário da Associação de Linguística e Filologia e América Latina e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Presidente emérito do Grupo de Estudos do Estado de São Paulo, 2019. Membro do corpo editorial das seguintes revistas: Alfa (Revista de Linguística da UNESP), Linguística (revista da Associação de Linguística e Filologia da América Latina), Revista do GEL, Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp), Filologia e Linguística Portuguesa (USP), Biblos (Coimbra), Editora da Universidade de Londrina. ORCID ID: 0000-0002-1964-9884. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/03/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

A riqueza da língua falada


Publicado em 31 de outubro de 2017 - Pesquisa Fapesp. O linguista Ataliba Teixeira de Castilho, da Unicamp, fala sobre as transformações do português falado no Brasil.

As marcas do português brasileiro


Publicado em 29 de abril de 2015 - Pesquisa FAPESP. A análise de documentos antigos e de entrevistas de campo ao longo dos últimos 30 anos está mostrando que o português brasileiro já pode ser considerado único, diferente do português europeu, do mesmo modo que o inglês americano é distinto do inglês britânico. O português brasileiro ainda não é, porém, uma língua autônoma: talvez seja quando acumular peculiaridades que nos impeçam de entender inteiramente o que um nativo de Portugal diz. Veja no vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP como a expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de diversos linguistas.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FERNANDES, Flávia Orci. Sintaticização e semanticização das construções andar, continuar, ficar, viver + gerúndio na história do português paulista = : Sintaticization and semanticization of the verbal periphrasis andar, continuar, ficar, viver + gerund in the history of Paulista Portuguese. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Estudos da Linguagem.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (10/03593-4

LAURA, Fábio Izaltino. Abordagem multissistêmica da marcação de tema no português paulista. Tese (Doutorado) -  Instituto de Estudos da Linguagem.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (09/51217-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: