- Auxílios pontuais (curta duração)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Itália
Graduação em Filosofia e especialização em História das Religiões, junto à Università degli Studi di Padova (1987), Itália. Doutorado em Sociologia (1998) e Pós-Doutorado em História Social (2000-2003), junto à Universidade de São Paulo (USP), Brasil, onde, finalmente, realizou também sua Livre Docência no ano de 2017. Desde 2003, Professor Doutor (Livre Docente) em História Moderna no Departamento de História (programa de História Social) da Universidade de São Paulo. Já integrante do Projeto Temático de pesquisa, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), "Missões Cristãs e Populações Indígenas: o problema da mediação cultural" e do Projeto Temático "Dimensões do Império Português", do Departamento de História - FFLCH-USP, Cátedra 'Jaime Cortesão' e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): no interior do qual foi, finalmente, coordenador do Núcleo Temático "Religião e Evangelização". Atua, sobretudo, na área de História Moderna, com ênfase em História Moderna e Colonial, História das Religiões, História da Reforma e da Contrarreforma, Catequese e Missionação, Colonização e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia, Antropologia Histórica. (Fonte: Currículo Lattes)
Levando em consideração a problemática evangelizadora jesuítica no contexto asiático, este trabalho pretende destacar algumas particularidades com relação à polêmica e à diferente interpretação dos Ritos (indianos) do Malabar. Inserindo-se na perspectiva das anteriores propostas de Alessandro Valignano, no Japão, e de Matteo Ricci, na China, a missão jesuítica na Índia, segundo a polít...
Tomar a mediação missionária dos confrontos entre portugueses e centro-africanos como objeto de pesquisa desloca nossa atenção das culturas entendidas como sistemas de crença, às quais os sujeitos adeririam religiosamente, para a maneira como ambos os lados do encontro se situaram um e relação ao outro, de forma a pensarmos as construções identitárias em questão como uma rede de relaçõ...
A proposta deste projeto de doutoramento consiste no estudo comparativo de cinco confessionários jesuítico-tupi aplicados em regiões missioneiras do Grão-Pará e Maranhão e do Brasil entre os séculos XVI e XVIII, com o objetivo geral de apresentar os modelos de confissão católica pretendidos em cada um dos séculos, considerando a situação social dos penitentes e dos confessores, os mode...
O presente trabalho concentra sua atenção sobre a primeira missão jesuíta no chamado Reino do Congo. Os inacianos chegam na África Central em 1548 e o último representante da ordem volta a Portugal em 1555. O primeiro contato entre portugueses e congueses data de 1483. Em nossa investigação pretendemos estudar um específico período de sete anos que se desenrola após mais de meio século...
A primeira tradução regular da Bíblia em língua portuguesa foi elaborada ao longo da segunda metade do século XVII, nas Índias Orientais holandesas, pelo calvinista português João Ferreira A. d'Almeida (1628-1691). A bibliografia existente sobre o seu contexto de produção, porém, limitou-se ora a análises biográficas sobre o seu principal idealizador, ora a levantamentos tipográficos s...
Tendo em vista a peculiaridade da "religião" ocidental e o específico contexto político que condicionava, necessariamente, o projeto evangelizador asiático, a investigação visa analisar a produção de alguns catecismos jesuíticos compostos no contexto das missões asiáticas e, sobretudo, no projeto evangelizador que se desprendia da "Roma do Oriente", isto é, de Goa (índia). A pesquisa p...
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Luis Henrique Menezes. Diferença da Cristandade: a controvérsia religiosa nas Índias Orientais holandesas e o significado histórico da primeira tradução da Bíblia em português (1642-1694). 2016. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
FUJIMOTO, Juliana. A guerra indígena como guerra colonial: as representações e o lugar da belicosidade indígena e da antropofagia no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII). 2016. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
MOTA, Jaqueline Ferreira da. A confissão tupi: a problemática dos confessionários jesuítico-tupi nos séculos XVI-XVIII nas missões do Grão-Pará e Maranhão e do Brasil. 2017. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
JOUSSELANDIÈRE, Victor Santos Vigneron de La. Converter civilizar comunicar. Considerações sobre religião, direito e linguagem no Peru colonial. 2012. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
CARNEIRO, Mário Scigliano. A adaptação jesuítica no Japão do final do século XVI: entre a história de Fróis e o cerimonial de Valignano. 2013. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
TASSINARI, Tomás Motta. Deus, senhores, missionários e feiticeiros: a mediação jesuítica dos confrontos entre portugueses e centro-africanos (1548-1593). 2019. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.