Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular do Departamento de Cinema do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e pesquisador CNPQ. Foi presidente fundador da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema), dirigindo a entidade entre 1997 e 2001. Atuou como professor convidado, em 2002 e novamente em 2015, na Universidade Paris III /Sorbonne Nouvelle (Departamento de Cinema e Audiovisual). Em 2013, também como professor convidado, ministrou seminário na Universidade Paris X/Nanterre (Departamento de História das Artes e Representações). Em 2018 edita e escreve "Nova História do Cinema Brasileiro", 2 Vols, conjuntamente com Sheila Schvarzman. Em 2012 publicou "A Imagem-Câmera" e, em 2008, com reedição em 2013, 'Mas Afinal...o que é mesmo documentário?'. Escreveu também 'Cinema Marginal, a Representação em seu Limite' (1987). Em 2012 editou e escreveu a 3ª edição, ampliada e atualizada, da "Enciclopédia do Cinema Brasileiro", livro que organizou com Luiz Felipe Miranda e que teve primeira edição em 2000. É autor e organizador de 'História do Cinema Brasileiro'(1987) e 'Teoria Contemporânea do Cinema' (vols. I e II) (2005). É coordenador da coleção 'Campo Imagético' da Editora Papirus com mais de vinte e oito livros publicados na área de cinema de audiovisual. Possui pós-doutorado, com bolsa FAPESP, na Tisch School of Arts/New York University (1996/97), na UCLA (University of California/Los Angeles - 2000/01), na Université de Montreal (2005), na Indiana University/Bloomington (2015) e no Department of Cinema and Media Studies da University of Chicago. É membro do Conselho Científico da Association Française de Recherche Sur l'Histoire Du Cinéma e da Revue Théorème. É também membro do conselho editorial da revista Studies in Documentary Film e da Revista Galáxia. É coordenador do Centro de Pesquisas em Cinema Documentário da UNICAMP (CEPECIDOC). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Multimeios entre 1996/2001 e Chefe do Departamento de Cinema (DECINE) do Instituto de Artes da UNICAMP, entre 2006/2008. Recebeu por duas vezes (1997 e 2014) o "Prêmio de Reconhecimento Acadêmico 'Zeferino Vaz'" concedido pela Universidade Estadual de Campinas. Orienta, leciona e pesquisa na área Cinema, com ênfase em Cinema Documentário, Teoria do Cinema e Cinema Brasileiro. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/02/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

THEO COSTA DUARTE. Mangue Bangue, filme-limite.. ARS (São Paulo), v. 17, n. 36, p. 145-173, . (18/22965-1)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

TONELO, Gabriel Kitofi. Werner Herzog, documentarista : figuras da voz e do corpo. 2012. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

VIEIRA, Leandro Garcia. Video em primeira pessoa : autobiografia e auto-imagem na produção audiovisual brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas.

TONELO, Gabriel Kitofi. O documentário autobiográfico : o cinema de Cambridge e a obra de Ross McElwee. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

PEREIRA, Verena Carla. Produção documentária estatal no DOCTV. 2010. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

FORTES, Renata Alves de Paiva. A obra documentaria de João Batista de Andrade. 2007. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: