Busca avançada
Ano de início
Entree

Renata Soares Junqueira

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Renata Soares Junqueira é Professora Titular (2018) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bacharel (1987), Mestre (1992) e Doutora (2000) em Letras, na área de Teoria Literária, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Livre-Docente (2010) pela UNESP, onde leciona, desde 1994, Literatura Portuguesa na Faculdade de Ciências e Letras do campus de Araraquara. Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2001-2002; 2003; 2004-2005; 2006-2007; 2007-2008), na Universidade Nova de Lisboa (2010 e 2011) e na Escola Superior Artística do Porto - ESAP (2013-2014). A experiência em Portugal proporcionou-lhe criar e expandir uma rede internacional de pesquisadores que há anos tem envolvido a UNESP em projetos conjuntos com várias instituições portuguesas, destacando-se ultimamente a Universidade Aberta de Lisboa (UAb), a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Tem desenvolvido pesquisas multidisciplinares sobre literatura, teatro, cinema e outras artes. Publicou os livros SOB OS SORTILÉGIOS DE CIRCE: ensaio sobre as máscaras poéticas de Florbela Espanca (São Paulo: Todas as Musas, 2022); NELSON, O ALQUIMISTA DO INFERNO: algo mais sobre Nelson Rodrigues no teatro e no cinema (São Paulo: Todas as Musas, 2022); GLAUBER ROCHA E MANOEL DE OLIVEIRA: cinema épico em português (São Paulo: Todas as Musas, 2019), O CINEMA ÉPICO DE MANOEL DE OLIVEIRA (São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2018),TRANSFIGURAÇÕES DE AXËL: leituras de teatro moderno em Portugal (São Paulo: Editora da UNESP, 2013) e FLORBELA ESPANCA: uma estética da teatralidade (São Paulo: Editora da UNESP, 2003). Organizou as coletâneas OS POBRES NO CINEMA DE MANOEL DE OLIVEIRA: estudos interdisciplinares de cinema, literatura e sociedade (São Paulo: Todas as Musas, 2017) e MANOEL DE OLIVEIRA: uma presença (São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2010). Co-organizou MULHERES NOS CINEMAS E AUDIOVISUAIS: paralelos Brasil-Portugal (São Paulo: Todas as Musas, 2024), MULHERES EM CENA: ensaios sobre literatura, cinema e teatro (São Paulo: Todas as Musas, 2023); TEATRO, CINEMA E LITERATURA: confluências (São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014), O TEATRO NO SÉCULO XVIII: presença de Antônio José da Silva, o Judeu (São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2008); VERDADE, AMOR, RAZÃO, MERECIMENTO: coisas do mundo e de quem nele anda (Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2005); INTELECTUAIS PORTUGUESES E A CULTURA BRASILEIRA: depoimentos e estudos (São Paulo: Editora da UNESP, 2002) e SOBRE AS NAUS DA INICIAÇÃO: estudos portugueses de literatura e história (São Paulo: Editora da UNESP, 1998). Coordenou, de 24/04/2011 a 23/04/2013, o Curso de Graduação em Letras da UNESP, em Araraquara. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisas em Dramaturgia, Cinema, Literatura e outras Artes (GPDC-LoA), ativo há vinte e quatro anos. Criou e coordenou, de 2002 a 2011, a Semana de Estudos Teatrais da UNESP. Desde 2013 é bolsista de Produtividade do CNPq e os seus projetos mais recentes são "O Cinema Novo brasileiro lê o teatro de Nelson Rodrigues" (2019-2021) e "Literatura, cinema e autoria de mulheres no Brasil da ditadura militar" (2022-2026). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 11/01/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.