Busca avançada
Ano de início
Entree

Adrian José Padilla Fernández

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Realizou estudos pós-doutorais em Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação pela UNISINOS (2019, São Leopoldo, RS). Possui doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999) e graduação em Comunicación Social - Universidad Central de Venezuela (1987). Atuo como repórter e editor em jornais venezuelanos (El Universal, El Nacional e El Impulso) nas décadas 80 e 90 do século XX. Trabalhou em radio-jornalismo e com educação a distancia com intermediação de tecnologia radiofônica. Na emissora Radio Fe y Alegría 1390 AM em Caracas, propriedade da igreja católica, vinculou-se a experiência da ALER (associação latino-americana de educação radiofônica) e participou de encontros, seminários, oficinas e cursos com educomunicadores do México, Nicarágua, Equador, Bolívia, Peru e Chile. No Brasil trabalhou como editor-tradutor em um semanário bilíngue (português-espanhol) do jornal Gazeta Mercantil em Santo Amaro (SP). Na Universidade de Guarulhos (SP), fez parte da equipe que organizou o Jornal Laboratório desenvolvendo o projeto de jornalismo impresso Jornal Enfocando. Foi professor-pesquisador da Universidade de Uberaba entre 2001 e 2003, trabalhando nas disciplinas radio-jornalismo, redação jornalística, teorias da comunicação, pesquisa em comunicação e como orientador de TCC. Em 2004 participou na equipe diretiva fundadora da Universidad Bolivariana de Venezuela sendo diretor do Campo Acadêmico em Humanidades e Estudos Sociais, além de professor no curso de comunicação social. Desde o ano 2005 é professor-pesquisador da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR) da Venezuela, participando no programa acadêmico do Centro de Experimentación para el Aprendizaje Permanente (CEPAP), desde outubro de 2011 teve a responsabilidade da direção do centro até janeiro de 2015. Foi Vice-reitor Acadêmico (2015-2017) e Reitor (2017-2018) da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR). Na atualidade é professor-pesquisador do CEPAP onde coordena a Linha Movimientos Sociales y Saberes Multidimensionales. Além disso, faz parte da comissão acadêmica do Programa de Estudios Postdoctorales en Filosofia e Ciencias Humanas de Nuestra América do Decanato de Educação Avançada da UNESR. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Educomunicação, TIC´s e movimentos sociais, jornalismo e cidadania, democracia de base, rádios comunitárias e radio-jornalismo. É o coordenador na Venezuela da rede de pesquisa em Comunicação, Educação, Cidadania e Integração Latino-americana (REDE AMLAT) integrada por grupos de pesquisa de universidades de Brasil, Argentina, Equador e Venezuela. É Professor Visitante Sênior no Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da Universidad Federal de Roraima (UFRR) (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/10/2021
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: