Busca avançada
Ano de início
Entree

Ubirajara Franco Moreno

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É professor titular do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da UFSC e professor permanente do programa de pós-graduação em Engenharia e Automação da UFSC. Possui graduação em Engenharia Elétrica Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001) . Na graduação, atuou como coordenador e subcoordenador do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da UFSC, participou da comissão de proposição e implantação do Campus de Blumenau UFSC. De 2014 a 2016, atuou como Diretor Geral do Campus, em sua fase de implantação. Tem participado de diversos projetos de cooperação nacional e internacional (PROCAD, BRAFITEC, CAPES / COFFECUB, ANP-PRH-34.9 CNPq-CNRS, CAPES / GRICES, CAPES / SIU, entre outros), tendo coordenado projetos de cooperação internacional: Brasil / Cuba (CAPES / MES); Brasil / Portugal: (CAPES / FCT), Brasil / França (BRAFITEC). Em 2016, foi presidente do comitê nacional da 1ª Conferência IFAC sobre Ciber-Físico e Sistemas Humanos. Atuou como Pesquisador Visitante na L2S (CentraleSupelec-Université Paris-Saclay), desenvolvendo pesquisas em interação Homem-Máquina para a Indústria 4.0, Redes Sociais e Ética aplicada a Tecnologias Emergentes. Tem experiência na área de Automação e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Controle em Rede, Robótica Móvel, Monitoramento de Sistemas, Interação Homem-Máquina; Redes Sociais e Educação em Engenharia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: