Busca avançada
Ano de início
Entree

Lauro Rodrigues Nogueira Junior

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Tenho doutorado em Recursos Florestais pela ESALQ/USP (2010) com a Tese sobre Estoque de Carbono na Fitomassa e Mudanças nos Atributos do Solo em Diferentes Modelos de Restauração da Mata Atlântica; mestrado em Ciências Florestais pela Esalq/USP (2000); e graduação em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1997). Atualmente, sou Pesquisador A da Embrapa na linha de pesquisa sobre Uso Sustentável de Recursos Naturais e sub-área de Gestão Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. Estou lotado na Embrapa Territorial, atuando no Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE). Atuei interinamente como Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia na Embrapa Tabuleiros Costeiros e fui supervisor do Setor da Gestão de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia. Profissionalmente atuei como: Sócio/Diretor da Empresa Atitude Ambiental Consultoria e Prestação de Serviços em Meio-Ambiente LTDA; Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente sobre assuntos de Recuperação de Ecossistemas Alterados e Serviços Ambientais da Mata Atlântica (2008); Consultor técnico-científico do Instituto Socioambiental (ISA), da Petrobras e da Horizonte XXI, no período entre 1999 e 2007; Produtor agroecológico no sul da Bahia (2003-2010). Tenho experiências na área de Conservação da Natureza, abrangendo a restauração ecológica da Mata Atlântica, o manejo de Unidades de Conservação e o manejo sustentável de recursos florestais não madeireiros para fins socioeconômicos, bem como tenho experiência na área produtiva, abrangendo a adequação e regularização ambiental de propriedades rurais e o plantio e manejo de espécies agrícolas. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/11/2019
3 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações18
Cit./Artigo9,0
Dados do Web of Science

NOGUEIRA JUNIOR, LAURO RODRIGUES; ENGEL, VERA LEX; PARROTTA, JOHN A.; GALVAO DE MELO, ANTONIO CARLOS; RE, DANILO SCORZONI. Allometric equations for estimating tree biomass in restored mixed-species Atlantic Forest stands. Biota Neotropica, v. 14, n. 2, p. 1-9, . Citações Web of Science: 8. (06/06315-0)

RODRIGUES NOGUEIRA, JR., L.; DE MORAES GONCALVES, J. L.; LEX ENGEL, V.; PARROTTA, J.. Soil dynamics and carbon stocks 10 years after restoration of degraded land using Atlantic Forest tree species. FOREST SYSTEMS, v. 20, n. 3, p. 536-545, . Citações Web of Science: 10. (06/06315-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

JUNIOR, Lauro Rodrigues Nogueira. Caracterização de solos degradados pela atividade agrícola e alterações biológicas após reflorestamentos com diferentes associações de espécies da Mata Atlântica. 2001. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba. (98/06631-0)

JUNIOR, Lauro Rodrigues Nogueira. Estoque de carbono na fitomassa e mudanças nos atributos do solo em diferentes modelos de restauração da Mata Atlântica. 2010. Tese (Doutorado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba. (06/06315-0)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: