Busca avançada
Ano de início
Entree

Marianna Francisca Martins Monteiro

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Artes (IA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais , mestrado em Filosofia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes. Integra o Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp Tem experiência na área de Artes Cênicas, dança e teatro, tendo se profissionalizado como atriz em 1976. Dedica-se a pesquisa em artes focadas no teatro, na performance, na dança brasileira e no teatro popular.É autora dos livros: Noverre: Cartas sobre a Dança (Edusp,2002), Dança Popular: Espetáculo e Devoção (Terceiro Nome, 2011) e, em co-autoria, Antropologia e Performance, ensaios NAPEDRA. Co-autora dos vídeos: Lambe Sujo uma Ópera dos Quilombos, Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista e A Pedra Balanceou. Membro da Associacão Cultural Cachuera! desde 1981. Recebeu prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte- Apca, de melhor pesquisa em dança, pelo livro Noverre: Cartas sobre a Dança e o prêmio de melhor roteiro e pesquisa pelo filme Balé de Pé no Chão, a Dança Afro de Mercedes Baptista , no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro. Lidera na Unesp o grupo de pesquisa: Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens e é pesquisadora no grupo de pesquisa da USP : Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama- NAPEDRA.Desde 1980 dedica-se à pesquisa das cultural populares brasileiras, em especial as danças dramáticas e as danças dos quilombos. Atualmente busca dar à sua pesquisa uma dimensão transnacional. Fundou no Instituto de Arte da Unesp, o Terreiro Fundo da Barra, espaço para a apresentação e encontro de grupos populares. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/11/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FERRAZ, Fernando Marques Camargo. O corpo da dança negra contemporânea : diásporas e pluralidades cênicas entre Brasil e Estados Unidos.  368 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Artes.  (13/21472-8

FERRAZ, Fernando Marques Camargo. O fazer saber das danças afro : investigando matrizes negras em movimento.  291 f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual Paulista.  São Paulo.  (10/03673-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: