Busca avançada
Ano de início
Entree

Augusto Zanetti

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Reitoria. Centro de Documentação e Memória (CEDEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Itália

Cursou Disciplinas Econômicas e Sociais (DES) na Itália, Universitá Comerciale Luigi Boccone (Milão). É graduado em História pela USP, instituição na qual realizou seu mestrado em que discute o tema da organização do trabalho tal como figura na revista italiana: L'Organizazzione Scientifica del Lavoro (1927-1943). A tese de doutorado, em História Social, foi realizada na UNICAMP. Nela prosseguiu suas investigações sobre a racionalização do trabalho, abordando a introdução do Taylorismo no Brasil e a personagem que a historiografia frequentemente associa a esta temática: o engenheiro Roberto Mange. Lecionou em diversas instituições privadas de nível superior, entre as quais a FAI, a Faculdade Metropolitas Unidas e a PUC-SP. Atualmente é professor de Relações Internacionais da UNESP - Franca, desenvolve linhas de pesquisas enfocando a organização do trabalho, mudanças tecnológicas e no seu sentido amplo o mundo do trabalho, que abrange as pequenas e médias empresas de gestão familiar (no Brasil e no nordeste da Itália) no âmbito do MERCOSUL. Estuda, ainda, os processos de integração regional, com ênfase no MERCOSUL, e as relações comerciais internacionais, analisando o contexto e a atuação da organização mundial do comércio (OMC) em algumas publicações. Organizou o acervo sindical Oboré no centro de documentação da UNESP (CEDEM). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/07/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ZANETTI, Augusto. Taylorismo e fordismo na indústria paulista: o empresariado e os projetos de organização racional do trabalho, 1920-1940. Tese (Doutorado) -  Instituição: Universidade Estadual de Campinas.  Universidade Estadual de Campinas.  (94/02617-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: