Busca avançada
Ano de início
Entree

Marco Antonio Stephano

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2005). Foi Pesquisador Científico V do Instituto Butantan, desenvolvendo trabalhos de cunho tecnológico para o desenvolvimento de soros e vacinas. Atuou como Diretor de Garantia da Qualidade no período de 2003 a 2007. Desde abril de 2007 é Professor Doutor do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Tendo como linha de pesquisa os seguintes temas: a) desenvolvimento de processos em soros e vacinas (upstream e donwstream); b) validação de processos biotecnológicos e de controle de qualidade de produtos biológicos; c) estudos sobre adjuvantes e sistemas de fornecimento (delivery) para vacinas e antígenos para produção de soros, d) cultivo celular aplicado a produção de vacinas virais e ensaios de citotoxicidade e e) síntese de proteína recombinante ?cell free?. Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP é responsável pelo Laboratório de Imunobiológicos e Biofármacos e professor na graduação das disciplinas de "Supervisão e Garantia da Qualidade" e "Tecnologia de Soros e Vacinas". Na pós-graduação ministra a disciplina "Estratégias e Gerenciamentos de Processos Farmacêuticos e Biotecnológicos". Em 2008 se tornou assessor ad hoc da FAPESP, em 2009 passou a fazer parte do Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos da Farmacopeia Brasileira junto ANVISA, de 2012 a 2013 foi membro do Committee Board on Global Health, Institute of Medicine of The National Academies of Science em Washington, EUA e em 23 de fevereiro de 2013 passou a ocupar a cadeira de número 17 da Academia Nacional de Farmácia. E em julho 2014 tornou se membro titular do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA/ CNPq. Em 2016 recebeu bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e extensão Inovadora DT-2015. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (7 total):
Mais itensMenos itens
Mídia Bahia: Vacina brasileira em formato de spray tem testes positivos e pode estar disponível em 2021 (15/Ago/2020)
Por Dentro da Notícia: USP avança em pesquisa e vacina em spray da covid-19 pode chegar em 2021 (15/Ago/2020)
Portal Exame: Em spray, vacina brasileira contra a covid-19 avança e pode chegar em 2021 (14/Ago/2020)
Blog do Valente: Vacina brasileira em formato de spray tem testes positivos e pode estar disponível em 2021 (14/Ago/2020)
Uaau!: USP avança em pesquisa e vacina em spray da covid-19 pode chegar em 2021 (14/Ago/2020)
Recôncavo no Ar: Vacina brasileira em formato de spray tem testes positivos e pode estar disponível em 2021 (14/Ago/2020)
Olhar Capital: USP avança em pesquisa e vacina em spray da covid-19 pode chegar em 2021 (14/Ago/2020)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/02/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

CHIBA, CAMILA HIROMI; KNIRSCH, MARCOS CAMARGO; AZZONI, ADRIANO RODRIGUES; MOREIRA, ANTONIO R.; STEPHANO, MARCO ANTONIO. Cell-free protein synthesis: advances on production process for biopharmaceuticals and immunobiological products. BIOTECHNIQUES, . Citações Web of Science: 0. (18/15794-6)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: