Busca avançada
Ano de início
Entree

Andrea Lopes

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Andrea Lopes é doutora em Educação na área de concentração Gerontologia (FE/Unicamp), com bolsa sanduíche (CAPES) nos Estados Unidos, quando atuou como pesquisadora visitante na University of Southern California e no Center for Healthy Aging. Seu Mestrado é em Gerontologia (FE/Unicamp), com bolsa FAPESP. O Bacharelado e Licenciatura são em Ciências Sociais (FFLCH/USP), realizando iniciação científica com o auxílio da FAPESP. Nos três níveis de formação superior pesquisou os temas velhice e envelhecimento. Atualmente, Andrea Lopes é professora doutora da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia e Graduação em Têxtil e Moda. Atuou por duas vezes como pesquisadora visitante bolsista no Max Planck Institute for Human Development (Alemanha). Igualmente, foi pesquisadora visitante bolsista no Institute for Developing Economies/JETRO (Japão), onde realizou pesquisa investigando o trabalho voluntário realizado por idosos japoneses, em comparação aos idosos americanos e brasileiros, pesquisa desenvolvida no doutorado. Realizou outra parceria com a mesma instituição, investigando construção da aparência de idosos de baixa renda moradores da cidade de São Paulo. Esteve como professora visitante da Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal, no Programa de Gerontologia. Colaborou no Projeto Rede Fibra, Pólo Unicamp, que desenvolve pesquisa sobre Fragilidade em idosos brasileiros, do ponto de vista biopsicosocial, com apoio CNPq. Também colaborou na pesquisa sobre Educação Permanente entre Idosos da UnATI EACH USP, financiada pelo INEP-MEC. Participa do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Gerontologia (NEPEG) da EACH USP. Coordena o grupo de pesquisa, ensino e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS). Possui experiência em Antropologia Urbana e método etnográfico, especialmente na interface com a Gerontologia. Para saber mais acessar: www.each.usp.br/grupoeas (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/04/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

YOKOMIZO, Patrícia da Silva. Envelhecimento, aparência e significados entre idosas do Brasil e da Espanha. Dissertação (Mestrado) -  Escola de Artes, Ciências e Humanidades.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (15/12100-5

LOPES, Andrea. A sociedade brasileira de geriatria e gerontologia e os desafios da gerontologia no Brasil. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas.  (97/02235-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: