Busca avançada
Ano de início
Entree

Roberto de Andrade Martins

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Roberto de Andrade Martins é físico, formado pela USP em 1972, e concluiu o doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas em 1987. Realizou estágios de pós-doutoramento em História da Ciência em Oxford e Cambridge. Livre-docente na área de Física Geral, com especialidade em História da Física, Filosofia da Física e Ensino de Física, obtido em maio de 2008 no Instituto de Física ?Gleb Wataghin?, UNICAMP. Foi professor do Instituto de Física "Gleb Wataghin", da Universidade Estadual de Campinas, de 1983 a 2010, quando se aposentou naquela instituição. Colaborou, como orientador, com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com a Universidade de São Paulo. Após sua aposentadoria, foi professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de São Carlos. Atuou como pesquisador visitante do IFSC-USP, em 2015, com apoio da FAPESP. Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB). É membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) da USP. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Dedica-se a pesquisas sobre história e filosofia da ciência (especialmente da física) e suas aplicações à educação; e também sobre o pensamento religioso e filosófico indiano. Possui bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, nível I-B, na área de História. Orientou 23 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 6 teses de doutorado e co-orientou 1 nas áreas de História, Física, Educação e Filosofia. Atua na área de História, com ênfase em História das Ciências. As informações detalhadas sobre participação em eventos, palestras e seminários ministrados, participação em bancas e trabalhos de divulgação científica publicados não foram inseridas no Currículo Lattes, por serem em grande número. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/06/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: