Busca avançada
Ano de início
Entree

Sergio Roclaw Basbaum

CV Lattes GoogleMyCitations


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É, pesquisador, músico e artista multimídia, Bacharel em Cinema pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), com Pós-Doutorado em Filosofia pela UNESP. Atualmente, é docente assistente-doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona no PPG-TIDD -- Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital - atuando na linha de pesquisa de Semiótica Cognitiva, como resultado natural de seu processo de pesquisa, já há quase 20 anos examinando as relações entre arte, tecnologia e percepção. No TIDD, coordena o Grupo de Pesquisa em Tecnoestése e Infocognição - Techno.exe, procurando desenvolver uma compreensão diferenciada do impacto das tecnologias de mediação na percepção, na cognição e na cultura, num diálogo interdisciplinar que envolve filosofia, estética, antropologia e neurociência, tendo como referências as noções de "embodied cognition" e "enactive perception", contextualizadas na cultura digital. É também coordenador da Pós Graduação em Música e Imagem da Faculdade Santa Marcelina. Na graduação da PUC-SP, atuou no curso de Comunicação e Artes do Corpo (2001-18), participando também dos cursos de Crítica e Curadoria, Multimeios, Jornalismo e Jogos Digitais. No período 2007-11, coordenou o Bacharelado em Tecnologia e Mídias Digitais. Foi professor convidado do Mestrado em Artes Visuais da UDESC, e ministrou diferentes disciplinas ligadas à comunicação, cinema e às artes em outras instituições, em cursos de graduação e pós-graduação. Assim, tem experiência interdisciplinar, nas áreas de Artes - especialmente audiovisual e música -, Comunicação e Ciências Cognitivas. Em paralelo com seu trabalho de pesquisa -- a articulação interdisciplinar entre arte, tecnologia e percepção --, vem realizando trabalhos diversos em música, vídeo interativo e performance audiovisual. A partir de seu trabalho de docência e pesquisa, tem atuado em temas como cognição, percepção, artes visuais, cinema, tecnologias digitais e arte contemporânea, música e design de som. Desde seu mestrado, em que tratou do tema da "sinestesia" e da experiência sinestésica nas artes, vem desenvolvendo um diálogo com as pesquisas da neurociência contemporânea, intensificado a partir de 2011 -- quando participou de seminário interdisciplinar do grupo Anatomia das Paixões, da UFRJ --, o que o levou à participação, com este grupo, de dois encontros da Sociedade Brasileira de Neurociência, em 2013-14. É autor de dois livros, "O primado da percepção e suas consequências no ambiente midiático" (FAPESP-Intermeios, 2017), e "Sinestesia, Arte e Tecnologia" (FAPESP-Annablume, 2002), além de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Como artista, além de trabalhos em diversos suportes, lançou dois álbum como compositor e arranjador, e o livro "Redesejo -logo haicais e outros poemas" (Laranja Original, 2017). Desde 2014 vem atuando na cena de Live-Cinema com o coletivo [:a.cinema:]. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: