Busca avançada
Ano de início
Entree

Bianca Fanelli Morganti

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Adjunta de Língua e Literatura Latinas do Departamento de Letras (Área de Estudos Clássicos) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e membro do Núcleo de Estudos Clássicos da EFLCH/UNIFESP, é Mestre (2002/FAPESP) e Doutora (2008/CNPQ) em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP, com período de estágio de doutorado no exterior financiado pela CAPES junto à Università degli Studi di Firenze\Itália. Sua tese de doutorado consistiu na tradução, do latim para o português, da obra Invective contra medicum, do poeta italiano Francesco Petrarca, acrescida de comentários críticos, notas e um ensaio introdutório acerca da organização retórica da obra e do emprego dos modelos latinos na sua estrutura argumentativa. Lidera, juntamente com a Profa. Dra. Lucia Sano (Departamento de Letras/UNIFESP), o Grupo de Pesquisa Tradução e Recepção da Literatura Clássica (UNIFESP/CNPQ); e em conjunto com a Profa. Dra. Cristiane Maria Rebello Nascimento (Departamento de Filosofia/UNIFESP), lidera o Grupo de Pesquisa Aemulatio: filosofia, retórica e arte no humanismo (UNIFESP/CNPQ). É membro pesquisador dos GPs República das Letras - Estudo de Textos Renascentistas em Latim (USP/CNPQ), Intertextualidade na Literatura Latina: teorias e práticas intertextuais na literatura latina e sua recepção (UNICAMP/CNPQ) e Grupo de Trabalho Odorico Mendes (UNICAMP/CNPQ). É membro do corpo permanente de pareceristas de tradução da Revista Modernos e Contemporâneos (CEMODECON/IFCH/UNICAMP). Atualmente, pesquisa a produção letrada latina, em particular aquela de Cícero e Sêneca, e sua recepção na literatura neolatina, e mais particularmente a reelaboração desses modelos antigos na prosa latina de Francesco Petrarca. (https://unifesp.academia.edu/BiancaMorganti) (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MORGANTI, Bianca Fanelli. A mitologia n'Os Lusiadas. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Estudos da Linguagem.  Universidade Estadual de Campinas.  (00/07233-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: