Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Laura Patricia Zuntini de Izarra é Professora Titular da Universidade de São Paulo (USP); possui Graduação em Letras em Inglês (1974) pelo Instituto Juan XXIII (Argentina), Mestrado (1989), Doutorado (1995) e Livre Docência (2006) em Letras em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Realizou dois estágios pós-doutorais com bolsa FAPESP, na University of London, Institute of Latin American Studies e no Trinity College Dublin (2004); e no Institute of Advanced Studies da Jawaharlal Nehru University onde foi também professora convidada na School of English (2013). Em 2024 foi Research Fellow à convite do Trinity Long Room Hub de Trinity College Dublin (TCD-FAPESP). Atualmente coordena a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B.Yeats (desde 2009) e os convênios de intercâmbio entre a USP e universidades da Irlanda. Foi membro do Conselho Internacional do Instituto de Pesquisa An Foras Feasa (NUI-Maynooth) e atualmente é membro do Conselho Editorial Internacional da Irish University Review (ISSN 0021-1427), do Canadian Journal of Irish Studies e do Review of Irish Studies in Europe (RISE), assim como de revistas acadêmicas nacionais. Foi presidente da APLIESP (Associação de Professores de Inglês do Estado de São Paulo, 1991-1993), membro fundador (1998) e presidente ( 2008-2017) da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e da Society for Irish Latin American Studies (SILAS fund. 2003/ 2006-2009); membro fundador da Asociación de Estudios Irlandeses del Sur (AEIS, Argentina, 2017); é vice-presidente da IASIL (International Association for the Study of Irish Literatures) para Outros Países (2018-2025) e em 2022 criou a Aliança das Cátedras de Estudos Irlandeses de América Latina que oferece cursos interdisciplinares transnacionais. Foi Diretora Adjunta da AUCANI (Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional; 2015-2021) e Vice-presidente (2019-2021). Autora de Mirrors and Holographic Labyrinths. The Process of an Aesthetic Synthesis in the Novels of John Banville (NY Oxford: International Scholars Publications, 1999), Narrativas de la diáspora irlandesa bajo la Cruz del Sur (Buenos Aires: Corregidor, 2010-11) e O Trauma Cultural: Ressonâncias literárias irlandesas (SP: Editora FFLCH, 2020). Organizadora de vários livros e co-editora do ABEI Journal- The Brazilian Journal of Irish Studies (desde 1999- ) e de Lectures (desde 2010), série anual da Cátedra WB Yeats. Coordenou o Grupo de Trabalho de Literaturas Estrangeiras da ANPOLL (1998-2002), o Projeto Temático da FAPESP, "Da Irlanda para o Brasil: Textos Críticos" (2006-2009) e os projetos em redes internacionais de pesquisa, SPeCTReSS (Social Performance, Cultural Trauma and Reestablishing Social Sovereignty/ 2014-2017/ TCD), "Crises of Democracy" (2018-2019/ TCD) e Unión Iberoamericana de Universidades (2018-2021/ UCM). Desde 1998 é líder do grupo de pesquisa "Narrativas literárias e identidades nos espaços diaspóricos de língua inglesa", registrado no CNPQ. Seus projetos interdisciplinares são na área de estudos pós-coloniais, estudos irlandeses, estudos indianos e teorias das diásporas, memória e trauma cultural. Organizadora de vários eventos é co-curadora de exposições itinerantes: "Roger Casement no Brasil: A Borracha, a Amazônia e o Mundo Atlântico, 1884-1916" (2010) e curadora de "Roger Casement/Silvino Santos. Viagem ao Putumayo e afluentes" (2016), no Brasil e no exterior (Espanha, Irlanda, Estados Unidos, Peru, Argentina). Foi consultora do filme laureado Segredos do Putumayo (2020), de Aurélio Michiles, resultante do projeto interdisciplinar da Cátedra (2010-2020) e co-organizadora da tradução ao português de O Diário da Amazônia de Roger Casement e dos livros sobre o filme. Atualmente coordena três projetos de pesquisa na área de estudos pós-coloniais, das diásporas e internacionalização da revolução irlandesa, sob o prisma do trauma cultural e decolonização. (Fonte: Currículo Lattes)
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