Busca avançada
Ano de início
Entree

Euclydes Marega Junior

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É graduado em Bacharelado em Física pelo antigo Instituto de Física e Química de São Carlos da Universidade de São Paulo no ano de 1988, sendo que logo após ingressou diretamente no programa de doutoramento em Física Básica pelo mesmo Instituto, concluindo-o no ano de 1993 no campo de Física Atômica e Molecular com o título "Espectroscopia de Alta Resolução em Feixes Supersônicos". Após a conclusão iniciou pesquisa na área de Física da Matéria Condensada, em materiais semicondutores, num programa de pós-doutoramento no recém criado Instituto de Física de São Carlos. Sete meses após o início do programa foi contratado como Professor Doutor pelo IFSC/USP para ministrar cursos de Física no recém criado curso de Licenciatura em Ciência Exatas. Paralelamente às atividades didáticas iniciou pesquisa na área de nanoestruturas semicondutores, vindo a estabelecer entre 1997 e 2003 o laboratórios de Nanofabricação do IFSC, com facilidades para o crescimento e processamento de estruturas com até 50nm de resolução. Após um segundo programa de pós-doutoramento nos Estados Unidos entre 2004 e 2006 iníciou uma nova área de pesquisa em nanoestruturas Semicondutoras Magnéticas e interação de radiação com nanoestruturas semicondutoras. Atualmente é professor Associado (Livre-docente MS3) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Nanoestruturas Semicondutores, atuando principalmente nos seguintes temas: Pontos Quânticos Semicondutores (propriedades ópticas, estruturais e magnéticas), Nanofabricação a partir de técnicas litograficas. Mantém colaboração científica de 2004 com o prof. Greg. Salamo coordenador do "Institute of Nanoscale Science and Engineering- University of Arkansas, onde atuou como professor visitante entre 2006 e 2007. Desde 2015 é professor visitante no Institute of Fundamental and Frontier Science - UESTC - China ministrando palestras e cursos para estudantes de graduação e pós-graduação. Seu tópico de pesquisa atual é o estudo em regime extremo da radiação com a matéria. Em 1995 criou uma competição de Física para estudantes do ensino médio que veio a se tornar em 1999 na Olimpíada Brasileira de Física organizada pela Sociedade Brasileira de Física. Atuou de 2002 a 2009 como membro da comissão nacional da Olimpíada Brasileira de Física e de 2010 a 2014 como coordenador nacional. Participou da criação e depois como membro da comissão nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas OBFEP de 2010 a 2014. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Agricultura Análise espectroscópica Antenas Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações Átomos frios Ciência da Computação Ciência Ciências Exatas e da Terra Ciências Sociais Aplicadas Ciências da saúde Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos Comunicação Crescimento epitaxial Educação a distância Engenharia Elétrica Engenharias Ensino e aprendizagem Ensino médio Ensino Epitaxia por feixe molecular Espectroscopia Raman Espectroscopia óptica Espectroscopia Éxciton Exposições científicas Ferromagnetismo Física Geral Física da Matéria Condensada Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas Física Fotônica Informática Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Instrumentação (física) Interação luz-matéria Intercâmbio de pesquisadores Internet Java Jornalismo científico Laboratórios Magnetismo Materiais bidimensionais Materiais eletrônicos Materiais magnéticos Materiais nanoestruturados Material didático Metodologia e Técnicas da Computação Metrologia óptica Microscopia de força atômica Microscopia Modernização Museus de ciência e tecnologia Museus Nanofotônica Nanopartículas metálicas Óptica e fotônica Óptica eletrônica Óptica quântica Óptica Plasmônica Plasmons Poços quânticos Polarização da luz Pontos quânticos Projetos de infraestrutura Recursos para a pesquisa Semicondutores magnéticos Semicondutores Serviços de informação Sistemas auto-organizados Superradiância Telecomunicações Terapia fotodinâmica Terras raras Vidros teluritos
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: