Busca avançada
Ano de início
Entree

José Marques da Costa

CV Lattes


Universidade de Taubaté (UNITAU). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física, pela Universidade de São Paulo-USP (1965), mestrado em Ciência Espacial, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1968), mestrado em Física e Astronomia pela The University of Iowa -UI, EUA (1971) e doutorado em Ciência Espacial, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1980). Pesquisador Sênior, aposentado, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE- área de Ciências Espaciais e Atmosféricas- onde também atuou como professor na pós-graduação e exerceu cargos na Administração Superior. Professor Titular, aposentado, da Universidade de Taubaté, junto ao Departamento de Matemática e Física, tendo ministrado disciplinas de matemática e física para os Cursos de Engenharia (Aeronáutica, Ambiental, Civil, Computação, Elétrica e Mecânica) e Cursos de Licenciatura (Física e Matemática). Pós-doutorado em Geofísica, pelo Instituto Federal de Recursos Minerais-BGR, Hannover, Alemanha. Professor Visitante, junto ao Departamento de Física da Universidade de Alberta, Canadá. Pesquisador Visitante junto Centro de Estudos Nucleares de Saclay (França). Atuou nos seguintes Cursos de Pós-graduação: a) Geofísica Espacial (INPE);e b) Ciências Ambientais (Unitau). Foi Secretário-Geral do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e o Caribe-CRECTEALC (Afiliado às Nações Unidas). Tem experiência na administração de unidades de ensino, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Geociências.. Participa, como consultor, do "Capacity Building Committee/Group on Earth Observation". Tem grande interesse pelas áreas de Astronomia Nuclear, Física Nuclear, Educação, Energia, Desastres Naturais e Induzidos, Geofísica, Matemática, Meio Ambiente e Ciências Espaciais e Atmosféricas.. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/11/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: