Ana Laura Godinho Lima - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Laura Godinho Lima

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ana Laura Godinho Lima é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É licenciada em Pedagogia (1996), mestre (1999), doutora (2004) e livre-docente (2020) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. É Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq com o projeto "História da Psicologia Educacional no Brasil em Perspectiva Transnacional: discursos, intelectuais e reformas. Foi contemplada com bolsa no edital CAPES/ PrInt - Professor Visitante no Exterior Sênior (2023) para desenvolver na Universidade de Barcelona o projeto de pesquisa "O Desenvolvimento da Criança, a Psicologia Escolar e a Pedagogia na Espanha e no Brasil: uma análise dos discursos de Mira y López e seus interlocutores brasileiros (1919-1964)". Foi contemplada no Edital Pesquisador Sabático 2021, do Instituto de Estudos Avançados em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, com o projeto "Efeitos do Ambiente no Desenvolvimento Psicológico e na Educação: análise de discursos. Realizou, como parte das atividades do doutorado, um estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison, sob a orientação do Prof. Dr. Thomas S. Popkewitz. É professora da área de Psicologia da Educação na FEUSP e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, na área de Cultura, História e Filosofia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Suas pesquisas e publicações inserem-se nos campos da Psicologia da Educação e da História da Educação e dedicam-se à análise dos discursos especializados da psicologia sobre a criança e sua educação a partir da perspectiva de uma histórica. Participa dos projetos de pesquisa interinstitucionais "Exclusão escolar na escola brasileira: persistências e resistências (1920-2020)", "O ensino de história da educação em perspectiva comparada: formação de professores, programas de ensino e manuais disciplinares no Brasil e em Portugal (sécs. XIX e XX)" desenvolvidos com financiamento do CNPq e é pesquisadora associada ao Projeto Temático FAPESP que tem como título SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...). Publicou os livros A Criança Problema na Escola Brasileira (2018) e O Ambiente Escolar em Transformação (2022), entre outros. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 25/01/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.