2 | Auxílios à pesquisa concluídos |
3 | Bolsas no país concluídas |
5 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Ana Laura Godinho Lima é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É licenciada em Pedagogia (1996), mestre (1999), doutora (2004) e livre-docente (2020) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. É Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 pelo CNPq com o projeto "História da Psicologia Educacional no Brasil em Perspectiva Transnacional: discursos, intelectuais e reformas. Foi contemplada com bolsa no edital CAPES/ PrInt - Professor Visitante no Exterior Sênior (2023) para desenvolver na Universidade de Barcelona o projeto de pesquisa "O Desenvolvimento da Criança, a Psicologia Escolar e a Pedagogia na Espanha e no Brasil: uma análise dos discursos de Mira y López e seus interlocutores brasileiros (1919-1964)". Foi contemplada no Edital Pesquisador Sabático 2021, do Instituto de Estudos Avançados em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, com o projeto "Efeitos do Ambiente no Desenvolvimento Psicológico e na Educação: análise de discursos. Realizou, como parte das atividades do doutorado, um estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison, sob a orientação do Prof. Dr. Thomas S. Popkewitz. É professora da área de Psicologia da Educação na FEUSP e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP, na área de Cultura, História e Filosofia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Suas pesquisas e publicações inserem-se nos campos da Psicologia da Educação e da História da Educação e dedicam-se à análise dos discursos especializados da psicologia sobre a criança e sua educação a partir da perspectiva de uma histórica. Participa dos projetos de pesquisa interinstitucionais "Exclusão escolar na escola brasileira: persistências e resistências (1920-2020)", "O ensino de história da educação em perspectiva comparada: formação de professores, programas de ensino e manuais disciplinares no Brasil e em Portugal (sécs. XIX e XX)" desenvolvidos com financiamento do CNPq e é pesquisadora associada ao Projeto Temático FAPESP que tem como título SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...). Publicou os livros A Criança Problema na Escola Brasileira (2018) e O Ambiente Escolar em Transformação (2022), entre outros. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
2 | Auxílios à pesquisa concluídos |
3 | Bolsas no país concluídas |
5 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |