Busca avançada
Ano de início
Entree

Lucas Tabajara Parreiras e Silva

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2003), mestrado em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2006) e doutorado em Bioquímica pela mesma instituição (2009). Atualmente é pesquisador responsável por um Projeto Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, mantendo colaboração ativa com grupos do Brasil (UNIFESP, UFRGS) e também do Canadá (Universidade de Montreal) e Suíça (Paul Scherrer Institut). Tem como objetivo estudar Sinalização Intracelular, ações não-canônicas de Proteínas G e "biased agonism" em GPCRs, com potencial para aplicação farmacêutica e clínica. Utiliza diferentes abordagens modernas, baseadas na técnica de BRET, para avaliação da ativação, translocação e regulação de proteínas G e seus efetores, mas também para análise do tráfego e mecanismos de ativação de GPCRs. Utiliza tais técnicas para caracterização farmacológica de novos fármacos que têm como alvo GPCRs, e de alguns já existentes, com o objetivo de elucidar os efeitos dos eventos mais ?downstream? das cascatas de sinalização na fisiologia celular, assunto pouco conhecido. Além disso, entender mais profundamente, como a modulação mais refinada de passos mais ?upstream? nas cascatas de sinalização podem interferir diferencialmente nos eventos ?downstream?, e levar a efeitos menos deletérios no metabolismo celular, pode potencialmente levar ao desenvolvimento de novos fármacos com maior eficácia clínica e menos efeitos colaterais. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/06/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: