Busca avançada
Ano de início
Entree

Tatiana Helena Lotierzo Hirano

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e bacharel em História e Jornalismo pela mesma Universidade. Tem experiência nas áreas de Antropologia Social, História, Artes, Comunicação e Educação, direcionando sua pesquisa para o estudo das artes visuais. Em 2017, publicou, pela Edusp, o livro "Contornos do (In)visível: Racismo e Estética na Pintura Brasileira (1852-1936)" - obra finalista na 60ª Edição do Prêmio Jabuti (Eixo Ensaios) e ganhadora, em 3º lugar, do Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias 2018 (categoria Linguística, Letras e Artes). Em 2013, publicou a tradução ao português de "Out of Context", de Marilyn Strathern, com Luis Felipe Kojima Hirano, pela Editora Terceiro Nome. É membro do Grupo de Pesquisa Etno-História, coordenado pela Prof. Lilia Katri Moritz Schwarcz, na Universidade de São Paulo, do Grupo de Pesquisa Etnologia e Indigenismo, coordenado pela Prof. Alcida Rita Ramos, na Universidade de Brasília e do IMPEJ - Núcleo de Antropologia Indígena da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Em 2016, participou do programa "Visiting PhD Student", da Universidad del Rosario, na Colômbia. Em 2008, participou do "Programme Courants du Monde - Séjour Culture Cinéma-Audiovisuel", iniciativa do Ministério da Cultura e Comunicação da França, através da Maison des Cultures du Monde. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Bolsistas da FAPESP vencem Prêmio Abeu 2018  
Exemplo de racismo na pintura brasileira  
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 11/07/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Exemplo de racismo na pintura brasileira


Publicado em 26 de fevereiro de 2018 - Agência FAPESP. Livro analisa em profundidade o quadro A redenção de Cam, de Modesto Brocos y Gómez, principal expressão artística da ideologia do "branqueamento" da população no século 19.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

HIRANO, Tatiana Helena Lotierzo. Contornos do (in)visível: A redenção de Cam, racismo e estética na pintura brasileira do último Oitocentos. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (11/04829-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: