Busca avançada
Ano de início
Entree

Ludmila Pugliese de Siqueira

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Na área de pesquisa realizei estudos sobre os efeitos da fragmentação na Reserva Biológica de Poço das Antas, RJ. No mestrado estudei técnicas de monitoramento de áreas restauradas. Participei de projetos de adequação ambiental em Estações Experimentais no Interior de São Paulo. No terceiro setor apoiei a elaboração e execução de projetos de Conservação e Restauração no corredor central da Mata Atlântica (ES e BA) em parceria com ONGs e empresas de papel e celulose da região. Neste período tive a oportunidade de participar da criação do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica, atuando em sua secretaria executiva. Gerenciei o Centro de Experimentos Florestais e Projetos de Restauração da Fundação SOS Mata Atlântica, onde fui responsável, além da implementação do centro, pela elaboração e apoio a execução da plataforma do Sistema de Gerenciamento de Projetos e a coordenação de linhas de atuação em pesquisa e educação da instituição. Desde o final de 2013 atuo como consultora na área de conservação e restauração. No período que fui consultora da WRI (World Resource Institute), apoiei o Governo Brasileiro na criação e elaboração da Política e Plano Nacional para a Recuperação da Vegetação Nativa (PROVEG E PLANAVEG). Atualmente estou como secretaria executiva do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica atuando em suas diversas frentes, com destaque para a inclusão das discussões de gênero na pauta da restauração, estratégias espaciais do SIGWEB e a capacitação de unidades regionais. Ao longo dos últimos anos participei de diversos cursos, como de governança, gestão de projetos, restauração de paisagens e tenho focado cada vez mais na temática de gênero. Neste sentido liderei a criação de um grupo de trabalho de Gênero e Diversidade no PACTO pela restauração da Mata Atlântica, onde estamos elaborando e reunindo as inciativas de projetos de restauração com a perspectiva de gênero e a elaboração de em um referencial com as lições aprendidas sobre a temática. Como resultado deste trabalho apoie a elaboração e criação de uma cartilha sobre a perspectiva de gênero na restauração onde identificamos as principais lideranças para apresentar temas importante como governança, mudanças climáticas, diálogos intersetores entre outro. Além disso, crie e gerencio o BLOG Mulheres de imPACTO, que visa divulgar e apoiar o trabalho de mulheres na cadeia de restauração. Todos esses matérias podem ser acessados em: http://www.pactomataatlantica.org.br e http://www.pactomataatlantica.org.br/blog (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 07/12/2019
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SIQUEIRA, Ludmila Pugliese de. Monitoramento de áreas restauradas no interior do estado de São Paulo, Brasil.. 2002. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: