Resumo
Museu de Zoologia da USP. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Museu de Zoologia (MZ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
é Professor Associado da Universidade de São Paulo, atuando no Museu de Zoologia. Graduada pelo Instituto de Biociências da USP (1970), obteve o título de Doutor em Ciências pelo Departamento de Zoologia do IBUSP (1976). Através de dois estágios de pós-doutorado, um na Universidade de Minnesota (EUA) e outro na Universidade Paul Sabatier, Toulouse (França), especializou-se na área de Cronobiologia. Em seu retorno ao Brasil, estabeleceu, no Museu de Zoologia USP, o Laboratório de Cronobiologia de Insetos. Foi co-editora de Papéis Avulsos de Zoologia e Arquivos de Zoologia , além de livros publicados no Museu de Zoologia USP, de 1994 a 2002. Por pesquisa sobre a estrutura temporal em Collembola, recebeu prêmio concedido pela Fondazione Hoechst, por recomendação da International Society for Chronobiology (1985). Foi vice-presidente da International Society for Chronobiology (2001-2005). No Museu de Zoologia USP, foi diretora técnica da Divisão de Difusão Cultural de 1998 a 2005. Nesse período, foram implantados os Serviços Educativo e de Museologia. A área expositiva foi completamente reformulada para receber a nova exposição de longa duração, Pesquisa em Zoologia: a Biodiversidade sob o Olhar do Zoólogo , uma galeria de exposições temporárias e uma loja. Sua atividade na Extensão Universitária incluiu participações em conselhos e grupos de estudo e um destes foi responsável pelo projeto Adornos: um exercício de interpretação , que recebeu o Prêmio Paulo Duarte de Museologia, concedido pela Associação Paulista de Museólogos (1988). Atualmente desenvolve pesquisa sobre o papel de caracteres temporais na organização de colônias de abelhas sem ferrão. Como líder de grupo, é responsável pela formação de mestres e doutores, atuando igualmente como docente na Graduação e Pós-Graduação, junto ao Instituto de Biociências USP. Publica regularmente em revistas especializadas nas áreas de Fisiologia Comparada e Cronobiologia e esporadicamente, na forma de capítulos, em livros nas áreas de Entomologia, Cronobiologia e divulgação científica. É assessora científica de órgãos de fomento à pesquisa, como: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, John Simon Guggenheim Memorial Foundation, New York (EUA) e Dirección General de Investigación, Madrid (Espanha), e de publicações especializadas como: Papéis Avulsos de Zoologia (MZUSP), The Royal Society Publications: Biological Sciences (Inglaterra), Biological Rhythm Research (Taylor & Francis Group) e Chronobiology International (Taylor & Francis Group); desta última é membro do conselho editorial. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Museu de Zoologia da USP. (AU)
As forrageiras de abelhas sem ferrão são as únicas operárias da colônia que mantém um contato direto e diário com o ciclo claro/escuro ambiental. A precisão com que as visitas a flores para a coleta de néctar e pólen destinados à sua própria alimentação e à da colônia é conferida pela existência de um relógio biológico circadiano. Este relógio é constituído por diversos osciladores, algun…
Estudos cronobilógicos usualmente consideram o ambiente cavernícola como acíclico e, portanto, os organismos que nele habitam como arrítmicos ou em processo de regressão da ritmicidade circadiana, Embora isso possa ser verificado em animais exclusivamente cavernícolas, organismos que retornam ao meio epígeo aparentemente apresentam padrões de atividade bem definidos. Este estudo tem como …
12 | Auxílios à pesquisa concluídos |
2 | Bolsas no país concluídas |
14 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |