Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Maria Alfonso-Goldfarb

CV Lattes


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Espanha

Ana Maria Alfonso-Goldfarb é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência/ PUC-SP que ajudou a criar e do qual foi coordenadora durante várias gestões. Possui formação inicial em Física (UFSCar), Mestrado em Filosofia e História da Ciência (McGill Univ. Canadá), Doutorado em História (com tese em História da Ciência - USP), Pós-doutorados e estágios de pesquisa e trabalho em centros europeus e americanos, sendo, desde 2005, Honorary Research Fellow do University College London. Foi fundadora e é Coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência / PUC-SP, onde tem liderado equipes e grandes projetos de pesquisa, além de uma extensa rede de intercâmbios. Tem experiência na área de História da Ciência e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência e da Tecnologia, Política Científica, História da Química, Origens da Ciência Moderna e Ciência Medieval Árabe. Atualmente sua pesquisa está centrada na história das teorias da matéria, com foco especial na ciência inglesa do século XVII e na organização e árvores do conhecimento. Orientou e supervisionou mais de 60 trabalhos de pós-graduação entre Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, resultando em várias publicações, prêmios e demais distinções. Sua produção acadêmica é composta por mais de uma centena de publicações entre artigos em periódicos científicos, livros e capítulos de livros. É membro de várias comissões científicas nacionais e internacionais, assim como parecerista de agências de fomento e periódicos científicos. Recebeu a Medalha Simão Mathias, outorgada pela Sociedade Brasileira de Química. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Nos ombros de gigantes mágicos 
En los hombros de gigantes mágicos 
Ainda assim o som se move 
A agenda secreta da química 
La agenda secreta de la química 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/06/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Marie Curie e as mulheres cientistas


Publicado em 18 de dezembro de 2011 - Pesquisa FAPESP. As palestras de 9 de novembro [do Ciclo de Conferências - Ano Internacional da Química 2011] trataram do papel das mulheres na química. Apenas quatro delas ganharam prêmios Nobel, contaram Maria Vargas, Ana Maria Goldfarb e Gabriel Pugliese.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: