Busca avançada
Ano de início
Entree

Ivan Cunha Nascimento

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Física pela Universidade de Sao Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (1955), doutoramento (1965) e livre-docência (1969) em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Professor titular do IFUSP - Instituto de Física da USP (1984-) ). Diretor do Instituto de Física da USP (1986-1990). Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (1989-1991). Fundador do LFP- Laboratorio de Física de Plasmas do IFUSP em 1976. Coordenador do LFP (1976- 1999) e dos projetos Tokamak TBR-1 (1977-1998) e Tokamak TCABR (1993-1999) , inaugurado em 1999 e atualmente em operação. Area de atuação: pesquisa em fisica experimental de plasmas de tokamaks e fusão nuclear, atuando principalmente nas seguintes áreas: fusão nuclear, confinamento magnético de plasmas de alta temperatura, física da borda do plasma e diagnósticos, sendo autor ou co-autor de cerca de 150 trabalhos publicados em periódicos científicos e anais de conferencias. Atualmente é professor titular sênior do Departamento de Física Aplicada do IFUSP e líder de grupo de pesquisa no tokamak TCABR. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/01/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SEVERO, José Helder Facundo. Estudo da rotação de plasma no tokamak TCABR. Tese (Doutorado) -  Instituto de Física.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (99/00216-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: