Busca avançada
Ano de início
Entree

Sâmia Maria Tauk Tornisielo

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Centro de Estudos Ambientais (CEA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em HISTÓRIA NATURAL pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (1968) e doutorado em Bioquímica de Microrganismos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (1973). Iniciou a carreira acadêmica na antiga F.F.C.L. de Presidente Prudente (1974/1977) e foi transferida para o IB-UNESP, Rio Claro para iniciar o Departamento de Ecologia, do qual foi sua primeira chefe (1978/1983). Fez Pos Doctor em ICAITI, Guatemala, 1979. Concurso de Livre Docência em 1983 e para Titular em 1993, no Departamento de Ecologia, IB, UNESP, Rio Claro. Propôs a criação do Centro de Estudos Ambientais (88/90), criado em 1990. Foi diretora do CEA (1990/1995). Em 1997 assumiu a função de Pesquisador 3, nível IV deste centro até a presente data. Publicou vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais abordando diferentes aspectos da microbiologia aplicada e ecologia aplicada, principalmente quanto a biotecnologia de solos, gestão integrada de bacias hidrográficas e outros. Produção fúngica de ácidos graxos e enzimas, Qualidade e quantidade de águas. Pesque-pague. Publicou vários livros abordando temas como Análise Ambiental, Bacia do Rio Corumbataí, Pesque-Pague, Escatologia, Auto-ajuda e outros. Trabalhos junto as escolas no que tange a Educação Ambiental e a divulgação de um gibi sobre Aquecimento Global. Ganhou o Prêmio Jabuti (1992) com o Melhor Livro de Ciências: Análise Ambiental: uma visão multidisciplinar. Participou de várias comissões como o CONSEMA, do Consórcio PCJ e de outras.Nos últimos 10 anos ocupa o cargo de Editora Chefe da Revista Holos Environment. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/03/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

MARCELO J.S. RUEGGER; SÂMIA M. TAUK-TORNISIELO. Atividade da celulase de fungos isolados do solo da Estação Ecológica de Juréia-Itatins, São Paulo, Brasil. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 27, n. 2, p. 205-211, . (96/07574-5)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

RUEGGER, Marcelo José Silveira. Atividade enzimática e produção de ácido y-linolênico por fungos filamentosos isolados do solo, da estação ecológica de Juréia-Itatins, SP.  82 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro).  Rio Claro.  (96/07574-5

MORAIS, Eduardo Beraldo de. Biodegradação de resíduos oleosos provenientes de refinaria de petróleo através do sistema de biopilhas.  64 f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Biociências.  Universidade Estadual Paulista.  Rio Claro.  (03/04404-7

BUFON, Andre Gustavo Mazzini. Variação temporal e espacial da taxa de sedimentação e das características limnológicas na microbacia do córrego da Barrinha, no município de Pirassununga, SP.  180 f. Dissertação (Mestrado) -  Centro de Estudos Ambientais de Rio Claro.  Universidade Estadual Paulista.  Rio Claro.  (00/05364-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: