Busca avançada
Ano de início
Entree

Miriam Sterman Dolnikoff

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formada em Biologia pela FFCLUSP sempre dedicou-se ao ensino e pesquisa, em Fisiologia. Ministrou de 1965 a 1995 aulas teóricas e práticas aos alunos dos cursos médico, biomédico, enfermagem, ortóptica e fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, mesmo aposentada, dedica-se às atividades de formação científica dos alunos de graduação (bolsistas de IC) e de pós-graduação. Em sua atividade didática deu aulas sobre os sistemas: nervoso, circulatório, respiratório, digestório, urinário, especializando-se no sistema endócrino. Doutorou-se na primeira turma do curso de pós-graduação em Ciências Fisiológicas do ICB-USP aonde iniciou sua linha de pesquisa sobre interação do sistema nervoso e endócrino no controle do metabolismo. Com este objetivo empenhou-se na caracterização de parâmetros metabólicos de ratos tornados obesos pelo tratamento neonatal com glutamato monossódico. Em seu pós-doutoramento (Hospital Ramon y Cajal, Madrid) determinou, neste modelo experimental, a expressão da enzima lipase hormonio sensível. Atualmente dedica-se ao estudo dos efeitos da sobrecarga e restrição de sal e açúcar na dieta sobre a resistência à insulina e pressão arterial. No momento seu interesse concentra-se em investigar o papel do sistema renina-angiotensina plasmático e tecidual na gênese da hipertensão destes referidos modelos. Participou de Congressos nacionais e internacionais apresentando trabalhos muitas vezes premiados, e publicou seu resultados em periódicos internacionais. Dentre os vários alunos de mestrado e doutorado que orientou, a maioria desenvolve, nos dias de hoje, atividade de docência e pesquisa na UNIFESP, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Adventista de Ensino, Universidade Metodista, entre outras. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: