Busca avançada
Ano de início
Entree

Wilton José Marques

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (2002). Professor associado de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos e professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Araraquara). 
Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal de São Carlos nos períodos de 2013 a 2015 e de 2018 a 2019.
Em 2011, recebeu o prêmio Jabuti na categoria Crítica e Teoria Literária pelo livro Gonçalves Dias: o poeta na contramão (EDUFSCar: 2010). Posteriormente, publicou onze verbetes no Le dictionaire universel des creatrices. (Éditions Des Femmes, 2013) e, mais recentemente, O poeta do lá (EDUFSCar: 2014), O poeta sem livro e a pietà indígena (Editora da UNICAMP: 2015), Ao correr da pena (folhetins inéditos), de José de Alencar (EDUFSCar: 2017), e Leituras oitocentistas (EDUFSCAR: 2019), coletânea, organizada com Franco Baptista Sandanello, em comemoração aos quinze do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Oitocentistas (NEO/UFSCar). 
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Gonçalves Dias, Romantismo brasileiro, Machado de Assis, Realismo brasileiro, Poesia brasileira (Séculos XIX e XX). Atualmente, trabalha na pesquisa que trata da recente descoberta de um texto inédito de Machado de Assis. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/11/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MELLO, Ludmila Giovanna Ribeiro de. A construção de personagens femininas : uma questão de autoria? (uma leitura de Videiras de Cristal e Amrik).  117 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).  (11/19447-0

SANDANELLO, Franco Baptista. O escorpião e o jaguar : o memorialismo prospectivo d'O Ateneu, de Raul Pompéia.  261 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).  (11/20157-6

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: