Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Fernando Sapucci

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Luiz Fernando Sapucci é matemático e concluiu o doutorado em Geociências, na área de concentração em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (UNESP de Pres. Prudente) em 2005 com Pós Doutorado em Assimilação de dados atmosféricos desenvolvido no Programa de Pós graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é pesquisador do INPE com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2011, atuando como coordenador das atividades sobre assimilação de dados na Divisão de Desenvolvimento e Modelagem do CPTEC. É membro regular do Corpo Docente do Programa de Pós Graduação em Meteorologia do INPE desde 2012 e professor colaborador no Programa de Pós Graduação em Ciências Cartográficas da UNESP de Presidente Prudente. Atualmente orienta uma aluna de doutorado e outra de mestrado. Teve 8 orientações de mestrado e duas de doutorado concluídas. Publicou 33 artigos em periódicos especializados, sendo 15 deles em periódico de circulação internacional. Dois trabalhos que contou com sua coautoria merecem destaques, ambos publicados nos últimos anos no Bulletin of the American Meteorological Society (Fator de impacto 11.5). Atualmente orienta uma alunas de doutorado e outra de mestrado no Programa de Pós Graduação em Meteorologia do INPE. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagem (1- Student Paper Competition in ION GPS 2001; 2-Menção Honrosa no Prêmio Capes de tese 2006 - Área Geociências). Atualmente participa de tres projetos, um como coordenador e os outros dois como colaborador, o primeiro financiado pela PETROBRAS e os outros financiados pelo CNPq e FAPESP, sendo o último na modalidade de temático (SOS-CHUVA). Atua na área de Geociências, com ênfase em Assimilação de Dados. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: IWV-GPS, Assimilação de dados, ajustamento de observações, métodos de assimilação de dados; Radiocutação GNSS, Modelagem Troposférica, Avaliação de modelos de PNT; GPSmet, ZTD, ROGNSS, PNT, GOA-II, GNSS, Atraso Zenital Troposférico, GPS e Refração troposférica. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/12/2019
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

SAPUCCI, LUIZ F.; DINIZ, FABIO L. R.; BASTARZ, CARLOS F.; AVANCO, LUCAS A.. Inclusion of Global Navigation Satellite System radio occultation data into Center for Weather Forecast and Climate Studies Local Ensemble Transform Kalman Filter (LETKF) using the Radio Occultation Processing Package as an observation operator. METEOROLOGICAL APPLICATIONS, v. 23, n. 2, p. 328-338, . Citações Web of Science: 1.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SAPUCCI, Luiz Fernando. Estimativa do vapor d'água atmosférico e avaliação da modelagem do atraso zenital troposférico utilizando GPS. 2001. 167f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

SAPUCCI, Luiz Fernando. Estimativas do IWV utilizando receptores GPS em bases terrestres no Brasil : sinergia entre a geodésia e a meteorologia. 2005. 200f. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: