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Fernando Cesar Capovilla

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Psicólogo (1982). Mestre: Psicologia de Aprendizagem e Desenvolvimento, Universidade de Brasília (1984). Ph.D.: Experimental Psychology, Temple University of Philadelphia (1989) (medal: Outstanding Achievement Award, Pennsylvania Psychological Association). Livre Docente: Neuropsicologia Clínica, USP (2000), tese: Lexicografia e Lexicologia de Libras. Professor Titular (MS-6): Instituto de Psicologia USP (IPUSP). Citações=5.433. Índice h=33. Índice i10=122. Orientou mais de 50 dissertações e teses de Mestrado e Doutorado. Chefe: Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental (Lance), Laboratório de Tecnologia e Reabilitação Cognitiva, Centro de Atendimento Clínico em Distúrbios de Comunicação e Linguagem do IPUSP. Coordenador nacional de inclusão e alfabetização da Capes. Coautor do RENABE: Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências e do PNA: Plano Nacional da Alfabetização do MEC. Ex-professor: Temple University, UERJ, UEL, UnB. Consultor científico: CNPq, Capes, Fapesp, Faperj, Inep NIMHCD. Coordenador: Pandesb: Programa de Avaliação Nacional do Desenvolvimento do Escolar Surdo Brasileiro (CNPq, Capes, Inep), que mapeou parâmetros normativos de desenvolvimento linguístico de 9.200 surdos de 15 estados brasileiros em compreensão de sinais de Libras, leitura alfabética (decodificação e reconhecimento visual de palavras), compreensão de textos, qualidade ortográfica da escrita, competência de leitura orofacial, e vocabulário em Português por leitura orofacial, e revelou que surdos se desenvolvem mais e melhor em escolas bilíngues. Coordenador do Sistema de Avaliação de Escolas de Surdos na Prova Brasil em Libras, no Observatório da Educação (consórcio Capes-Inep). Autor de mais de 60 livros e de 400 trabalhos científicos. publicados, e coautor de 200 sistemas especialistas de multimídia para diagnóstico, comunicação e reabilitação cognitiva em distúrbios neuromotores (paralisia cerebral e esclerose lateral amiotrófica), neurolinguísticos (dislexia e afasia) e neurossensoriais (surdez congênita profunda). Membro da Comissão Internacional de Especialistas em Alfabetização da Câmara dos Deputados. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Diretor Científico da Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Research Fellow do NIMHCD. Autor laureado: Câmara Brasileira do Livro, e Associação Brasileira de Editoras Universitárias: 1º lugar no Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas. Eleito pelo Instituto Nanocell como um dos dois cientistas mais influentes do Brasil em Neurociências, Categoria Professor. Educador laureado pela European Commission Erasmus+, Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, Brazil-Europe. Livros: Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos (3 vols., 1º lugar em Ciências Humanas, Prêmio ABEU 2018); Cartilha de Libras: Medicina e Saúde; Maravilhamento (livro e CD-Rom); Quebrando o código do Português brasileiro: Como avaliar (de)cifrabilidade de qualquer palavra (livro e CD-Rom, 2a. ed.); Novos caminhos da alfabetização infantil (3a.ed.); Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: O mundo do surdo em Libras; Alfabetização fônica: Construindo competência de leitura e escrita (4a. ed.); Neuropsicologia e aprendizagem; Alfabetização: Método fônico (5a.ed.); Novo Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Libras (2 vols., 4a.ed.); Problemas de leitura e escrita: Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica (7a.ed.); Temas multidisciplinares em neuropsicologia e aprendizagem; Alfabetização fônica computadorizada (manual e CD-Rom, 4a.ed.); Temas em neuropsicolinguística; Prova de Consciência Sintática; Teoria e pesquisa em avaliação neuropsicológica; Transtornos de aprendizagem; Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras; Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Libras (2 vols., 6a.ed., 2º lug, Prêmio Jabuti). fcapovilla083@gmail.com (Fonte: Currículo Lattes)

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Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/10/2020
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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SEABRA, Alessandra Gotuzo. Leitura, escrita e consciência fonológica: desenvolvimento, intercorrelações e intervenções.  262 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Psicologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (96/12120-3

MARTINS, Antonielle Cantarelli. Lexicografia, metalexicografia e natureza da iconicidade da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Tese (Doutorado) -  Instituto de Psicologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/02420-0

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