Adriana Lopes da Cunha Moreira - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Adriana Lopes da Cunha Moreira

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

A musicóloga brasileira Dr. Adriana Lopes Moreira é Professora Associada no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona desde 2004. É vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA-USP e vice-coordenadora da Comissão de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da ECA-USP. Nos últimos vinte anos, foi coordenadora de Graduação, Pesquisa e Provas de Competências Específicas em diferentes gestões, e foi vice-chefe do Departamento de Música da USP. Com formação em piano e análise musical pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil), ministra cursos de percepção musical, música de câmara, história da música do século XX, análise musical tonal e pós-tonal, além de orientar pesquisas que vinculam esses temas ao repertório dos séculos XX e XXI. Os pesquisadores sob sua orientação integram o Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, fundado e coordenado por ela desde 2015. Seus trabalhos de pesquisa têm sido publicados em periódicos de relevo e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Entre 2011 e 2015, foi editora-chefe das publicações da ANPPOM, que incluem a série Pesquisa em Música no Brasil a Revista OPUS, que atingiu o nível A1 em sua gestão. A partir dessa experiência, passou a integrar os Conselhos Editoriais de periódicos como Súmula: Revista de Teoría y Análisis Musical (SATMUS, 2022-), Vórtex (UNESPAR, 2024-), OPUS (ANPPOM, 2015-), ORFEU (UDESC, 2015-), Revista Música (USP, 2015-), Art Research Journal (ARJ, Brasil, 2012-17) e Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (UNL, 2012). Nos últimos quinze anos, tem coordenado congressos que promovem a interlocução entre as pesquisas brasileiras e as de outros países, como os Encontros Internacionais de Teoria e Análise Musical (EITAM, 2009-19), e a área de Teoria e Análise no congresso anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM, 2010-). Ela também tem participado de atividades promovidas pela Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA). Nos congressos, suas conferências e palestras têm abordado análises de obras musicais compostas nos séculos XX e XXI, com foco especial naquelas que combinam elementos de diversas tendências estéticas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 10/05/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.