Busca avançada
Ano de início
Entree

Adriana Lopes da Cunha Moreira

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Livre-docente, é Professora Doutora Associada no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP, 2004-) e no Programa de Pós-Graduação em Música da ECA-USP (2010-). É coordenadora da Graduação do CMU (2017-19) e membro da Comissão de Coordenação do Curso (CoC) de Graduação do CMU (2009-10, 2015-); coordenadora do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (ECA e CNPq, 2015-); fundadora e co-coordenadora do Laboratório PAM de Percepção, História, Estética e Análise Musical (CMU, 2008-); co-coordenadora dos Encontros Internacionais de Teoria e Analise Musical, EITAM (2009, 2011, 2013, 2017, 2019); membro suplente do Conselho Técnico Administrativo (CTA-ECA-USP, 2019-); membro dos Conselhos Editoriais dos periódicos científicos OPUS, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM (2015-) e ORFEU (UDESC, 2015-20); membro da Comissão Editorial do Art Research Journal, ARJ (2012-) e da Revista Música (USP, 2015-); colaboradora externa do Caravelas, Núcleo de Estudos da Historia da Música Luso-Brasileira, FCSH-UNL, Portugal (2012-). Anteriormente, foi: editora-chefe de publicações da ANPPOM (2011-15), que englobam Revista OPUS (Qualis-CAPES A1), série Pesquisa em Música no Brasil e coordenação científica dos congressos anuais; co-proponente da Série Didático-Musical (EDUSP e Ed. UNICAMP) e tradutora dos títulos "Percepção musical: prática auditiva para músicos" (Benward; Kolosick, 2009) e "Percepção musical: leitura cantada à primeira vista" (Carr; Benward, 2011); da Comissão de Elaboração e Realização da Prova de Aptidão em Música do CMU-ECA-USP no Vestibular da FUVEST foi consultora (2011-13), presidente (2007-10) e vice-presidente (2005-06); coordenadora da Comissão de Pesquisa do CMU (2012-14), vice-coordenadora do PPGMUS e membro da Comissão de Coordenação do Programa, CCP (ECA-USP, 2013-2017), vice-chefe do Departamento de Música da ECA (2010-11) e vice-coordenadora da Comissão de Graduação do CMU (2005-10); representante titular dos Professores Doutores (2009-11, 2013-17) e representante suplente dos Professores Mestres junto ao Conselho Departamental do CMU (2005-07); membro representante da ANPPOM junto ao Comitê Brasileiro de Informação e Documentação, ABNT/CE-14 (2011-12), membro da Comissão da Biblioteca da ECA (2012-13), coordenadora de Comunicação do CMU (2006-08); membro representante do CMU junto à Comissão de Elaboração do Projeto Acadêmico da ECA-USP (2018) e ao Grupo de Trabalho Edições da ECA (2005). Possui Doutorado em Música/ Análise Musical (UNICAMP, 2008); Mestrado em Artes-Música/ Fundamentos Teóricos (UNICAMP, 2002) e Graduação em Música/ Instrumento Piano (UNICAMP, 1993). A ênfase de seu trabalho está voltada a estudos sobre Teoria, Análise e Percepção Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Almeida Prado; Olivier Messiaen; Piano. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/08/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PALOPOLI, Cibele Odete. Estudo comparativo entre edições da Sequenza I para flauta solo de Luciano Berio: subsídios para compreensão e interpretação da obra. Dissertação (Mestrado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (11/05184-7

ARAÚJO, Alexy Gaione Viegas de. Stravinsky e a música popular americana: Processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/12869-1

FALQUEIRO, Allan Medeiros. Eixos e metaeixos: simetria inversiva em obras de Villa-Lobos. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/03646-9

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. A poetica nos 16 Poesiludios para piano de Almeida Prado : analise musical. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas.  (00/05528-3

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: