Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernando Costa Mattos

CV Lattes GoogleMyCitations


Ministério da Educação (Brasil). Universidade Federal do ABC (UFABC). Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Fernando Costa Mattos é Professor Associado de Filosofia Moderna e Contemporânea na Universidade Federal do ABC, onde exerce, desde fevereiro de 2018, a Coordenadação da Editora UFABC (EdUFABC), tendo sido Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (2016-18) e o primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFABC (2015-16). Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007), fez também mestrado em Filosofia (2001) e graduação em Direito (1997) nessa mesma universidade. É pesquisador do CEBRAP, onde realizou, junto ao Núcleo Direito e Democracia (NDD), pesquisa de pós-doutorado com bolsa da FAPESP (2007-2010), tendo feito três estágios na Humboldt-Universität zu Berlin. É membro da comissão editorial dos Cadernos de Filosofia Alemã , revista semestral da USP, desde 2003. Publicou os livros Nietzsche, perspectivismo e democracia: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo (Saraiva, 2013) e Da teoria à liberdade: a questão da objetividade em Kant (AM Ed., 2009), bem como diversos artigos sobre Kant, Nietzsche e Heidegger. Além disso, traduziu do alemão para o português a Crítica da Razão Pura (Vozes, 2012) e a Crítica da Faculdade de Julgar (Vozes, 2016), de Kant, além de outros livros (Habermas, Freud, Jhering) e artigos filosóficos. Na UFABC, leciona disciplinas nas áreas de Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, e vem desenvolvendo pesquisas sobre Martin Heidegger. Em 2020, no contexto da pandemia do novo coronavírus, criou o Happy Hour Filosófico do Costa Mattos , encontro virtual semanal com debates sobre temas filosóficos apresentados por diferentes professores e intelectuais da área. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MATTOS, Fernando Costa. Nietzsche e o primado da prática: um espírito livre em guerra contra o dogmatismo. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (04/01327-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: