Busca avançada
Ano de início
Entree

Elizabeth Igne Ferreira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1987). É docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP, desde abril de 1974. Em 1990, fez estágio pós-doutorado de curta duração em Modelagem molecular no College of Pharmacy, University of Illinois at Chicago, supervisionado pelo Prof. Anton J. Hopfinger e com Bolsa do BID. Professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, no campus de São Paulo, desde 2001. Atua na área de Química Farmacêutica, em Planejamento de novos fármacos na área de doenças negligenciadas, especialmente, de antimaláricos, antichagásicos, leishmanicidas e tuberculostáticos potenciais, utilizando os processos de latenciação e de planejamento racional. Foi assessora técnica da Pró-Reitoria de Pós-graduação, no período de 2003 a 2005, gestão da Pró-Reitora Suely Vilela, e, de 2005 a 2009, da Reitoria, gestão da Reitora Suely Vilela. Foi assessora técnica no Programa USP Internacional, no período de abril a dezembro de 2014. Foi Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP, no período de 2011 a 2016. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Fármaco e Medicamentos de 2002 a setembro de 2014. Desde março de 2014 é Chefe do Departamento de Farmácia da FCF, USP, com mandato até março de 2020. É membro do CGA do INCt-INOFAR desde 2014. Foi editora científica do Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences desde 1996 até 2021. Nomeada em 20/05/2015 representante da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP, no Conselho Deliberativo da FURP, Fundação para o Remédio Popular, até 2018, sendo reeleita até 2021. Foi membro do Expert Committee of Nomenclature and Labeling da United States Pharmacopeia, de 2015 a 2020. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/03/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
2,4-Diaminoquinazolina Antimaláricos Antituberculosos Artemisininas Bases de Mannich Bioquímica Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Ciências da Saúde Cloroquina Coenzima A Compostos heterocíclicos Cruzaína Cruzipaína Dendrímeros Desenvolvimento de fármacos Doença de Chagas Doenças negligenciadas Drogas em investigação Eritrócitos Família 51 do citocromo P450 Farmácia Farmacologia Fármacos Fígado Flavonas Flavonoides Heparina Hibridação molecular Hidroximetilnitrofural Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Inibidores enzimáticos Inibidores Isoniazida Laboratórios Latenciação de fármacos Leishmaniose Macrófagos Malária cerebral Malária falciparum Malária vivax Malária Mananas Mefloquina Método de Topliss Micelas poliméricas Modelagem molecular Modernização Mycobacterium tuberculosis N-succinil-quitosana Nifedipino Nutrição humana Nutrição Oxigenases de função mista Parede celular Periódicos científicos Pirazinamida Pirimetamina Planejamento de fármacos Plasmodium Primaquina Pró-fármacos Projetos de infraestrutura Proteína carregadora de folato reduzido Publicações de divulgação científica Química Orgânica Química farmacêutica Química Quimioterápicos Recursos para a pesquisa Relação quantitativa estrutura-atividade Resistência a medicamentos Rifampina Simulação de acoplamento molecular Síntese de fármacos Sistemas de liberação de medicamentos Técnicas biossensoriais Técnicas in vitro Terapia de alvo molecular Tripanossomicidas Trypanosoma cruzi Tuberculose
Patente(s) depositada(s)

PRÓ-FÁRMACO DENDRIMÉRICO, PROCESSO PARA SUA PREPARAÇÃO E COMPOSIÇÕES CONTENDO OS MESMOS PI0705122-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Elizabeth Igne Ferreira; Jeanine Giarolla - 17 de outubro de 2007

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: