Busca avançada
Ano de início
Entree

Joel Barbujiani Sigolo

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Energia e Ambiente (IEE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1973), mestrado (1979) e doutorado (1988) no programa de Pós Graduação em Geologia Geral e de Aplicação pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Em 2005 em concurso publico passa a Prof. Titular do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.A linha de pesquisa desenvolvida centra-se na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica de Superfície, com os temas: metais potencialmente tóxicos associados a ambientes lacustres, fluviais e solos, provindos de atividades industriais e urbanas (lodos de esgotos e atividades industriais diversas, processos siderúrgicos com disposição de resíduos contendo elementos potencialmente tóxicos e metais provindos de atividades mineiras com dispersão e disposição de rejeitos). Centrando atenção e estudo dos mecanismos de remediação por aplicação de materiais naturais visando o restabelecimento das condições mais próximas das originais de áreas impactadas por por elementos potencialmente tóxicos com prevalência de metais. O resultado das pesquisas realizadas nessa área conduziram ao desenvolvimentos de técnicas não convencionais para reabilitação de solos e meios aquosos, Uma delas foi o desenvolvimento de substrato reativo, cujas propriedade principal é absorver e enertizar o efeito poluidor no meio ambiente em áreas sabidamente impactadas. Atualmente encontra-se focado em duas linhas principais de investigação científica, voltada à utilização de solos em unidades de produção agricola familiares de forma sustentável. A segunda versa sobre a análise de degradação de reservatórios de abastecimento de água da RMSP utilizando "vant/drones" identificando o teor de clorofila A com mapeamento escaneado em tempo real visando a identificação da eutrofização desses reservatórios. Algumas das orientações na pós graduação enviesam por tais linhas mantendo sempre a leitura da degradação de solos, meios fluviais e lacustres por diversas atividades antrópicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/10/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

GUIMARÃES, VALÉRIA; SÍGOLO, JOEL BARBUJIANI. Detecção de contaminantes em espécie bioindicadora (Corbicula fluminea) - Rio Ribeira de Iguape - SP. Química Nova, v. 31, n. 7, p. 1696-1698, . (02/09726-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FRANCHI, José Guilherme. "A utilização de turfa como adsorvente de metais pesados. O exemplo da contaminação da Bacia do Rio Ribeira de Iguape por chumbo e metais associados". Tese (Doutorado) -  Instituto de Geociências.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (00/07512-7

ASSUNCAO, Jose Carlos Branco de. Avaliação geoquímica, mineralógica e textural de lodos residuais gerados na ETE de Barueri - SP: influências no solo e na água subterrânea. Tese (Doutorado) -  Instituto de Geociências.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (97/00576-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: