Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Garcia Corrêa

CV Lattes


Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (ILPC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1993), sendo mestre (1997) e doutor (2001) em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Durante o Doutorado, foi responsável pelo projeto-piloto do Genoma-Câncer (apoiado pelo convênio FAPESP/LICR), sendo o primeiro cientista a descobrir e patentear um novo gene humano (SEMA6B), com potencial de marcador tumoral, no Brasil. Durante o Pós-Doutorado, foi o pioneiro na identificação da via de sinalização NF-kB em zebrafish (peixe paulistinha) e no papel desta via frente a especificação do eixo antero-posterior em vertebrados. Mais recentemente, atua como pesquisador líder na caracterização e validação de um novo gene humano (NWD1) como marcador de câncer de próstata. Tem experiência prática e didática nas áreas de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Genética, Fisiologia e Morfologia (ênfase em Biologia do Desenvolvimento). Atua principalmente em temas envolvendo genômica, análise funcional de novos genes humanos, vias de transdução de sinal intrínsicas a processos inflamatórios, morte celular e imunidade inata, e a utilização de zebrafish como modelo embriológico. Atualmente é Pesquisador Sênior do Sanford-Burnham Medical Research Institute (CA, USA) e Pesquisador Visitante Especial do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/04/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CORRÊA, Ricardo Garcia. Geração de etiquetas de sequências expressas dirigidas para porções codificadoras dos genes (Orestes): identificação de novos genes humanos expressos em câncer de mama.  142 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (97/04213-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: