Busca avançada
Ano de início
Entree

Gustavo Henrique Frigieri Vilela

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID



País de origem: Brasil

Meio cientista, meio empreendedor. Foi essa a trajetória que percorri ao longo de minha carreira e que se consolidou agora, como diretor científico da brain4care. A solução que criamos possibilita uma disrupção na medicina: a monitorização não-invasiva da complacência e pressão intracranianas (PIC), por meio da interpretação médica da morfologia do pulso da PIC. A tecnologia, desenvolvida por mim e pelo físico e químico Sérgio Mascarenhas, com quem tive o prazer de estudar em meu doutorado, atualiza a teoria de Monro-Kellie, que há cerca de 200 anos estabeleceu que o crânio é um ambiente inelástico e que, portanto, o acesso a informações cerebrais é impossível. Acumulei experiências no meio acadêmico dando aulas e palestras em instituições como USP, Harvard, Cambridge, Stanford, entre outras, de disciplinas como instrumentação médica, farmacologia, biologia molecular, neurociência e desenvolvimento de métodos de diagnóstico. Na brain4care, somei à minha vivência profissional aspectos como estratégia de negócio, qualidade, regulação e consultoria científica. Aliar dois mundos aparentemente improváveis foi a forma que encontrei de realizar o propósito genuíno da brain4care, e que se tornou meu também: desafiar os limites da medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Cráneo preservado 
Cráneo preservado 
Bajo presión 
Sob pressão 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Sensor não invasivo comprova relação entre hipertensão arterial e aumento da pressão intracraniana 
Aparelho portátil permite diagnosticar doenças oculares a distância  
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/10/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Um monitor para o cérebro


Publicado em 21 de janeiro de 2015 - Pesquisa FAPESP. Veja como um sensor portátil, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos e em fase de aprimoramento, permite monitorar de modo não invasivo a pressão intracraniana, um dos parâmetros mais importantes que os médicos analisam em pessoas que sofrem traumas na cabeça e outros problemas no sistema nervoso central.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: