Busca avançada
Ano de início
Entree

Selma Simões de Castro

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada e Licenciada em Geografia pela USP (1971), Mestre em Geografia Física pela USP (1979), Doutora em Ciências / Geografia Física pela USP (1990), pós-doutorado em ciência do solo no INRA-Rennes (França) (1991). Professora da USP-Geografia (1975-1997) (Pedologia, Análise de Solos, Solos Tropicais), Geografia Física e Orientação à Pesquisa na graduação e Pós-graduação (Micromorfologia de Solos).Professora titular em Geografia Física e Solos (desde 1997) da UFG- Universidade Federal de Goiás, em Geografia (Mestrado e Doutorado) e em Ciências Ambientais (Doutorado Multidisciplinar) em disciplinas relacionadas a Solos e Impactos Ambientais, Solos e Meio Ambiente, Pedogênese x Morfogênese, Micromorfologia de solos. Consultora ad hoc da CAPES, CNPq,FINEP, FAPESP, FAPEG, FAPEMIG e de vários periódicos em Geografia, Meio Ambiente e Solos e Meio Ambiente. Coordenou o Laboratório de Pedologia da USP/LABOPED e o Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física/LABOGEF da UFG, deste sendo fundadora. Pesquisa em solos, paisagem e meio ambiente com ênfase em impactos ambientais do uso das terras e geocartografia multiescalar, gênese, morfologia e micromorfologia de solos e comportamento físico-hídrico de solos. Presidiu a UGB - União da Geomorfologia Brasileira (2001-2003) e foi Editora da Revista Brasileira de Geomorfologia, (A1/ Qualis). Profa. visitante do Instituto de Geociências da UNICAMP/Depto. de Geografia, com apoio da FAPESP (2002-03) e do Departamento de Solos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo com o apoio da FAPESP(2014-2015). Integrante do Comitê de avaliação da pós-graduação - Geografia /CAPES (1999-2004), do CAINTER - Comitê de avaliação interdisciplinar(julho de 2009/novembro 2011) e do Comitê de Avaliação em Ciências Ambientais, de 2011 a 2015, deste sendo signatária da proposta de criação. Desde março de 2018 é Professora Sênior do Depto de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura (ESALQ) da USP colaborado com prós-graduandos e atuando nas disciplinas de Micromorfologia de Solos e de Solo e Paisagem no Programa de Pós-Graduação em Solos. Integra também o Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da UNICAMP/Universidade Estadual de Campinas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 11/09/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

OLIVEIRA, Déborah de. Estudo Macro e Micromorfológico de uma Topossequência na Bacia do Córrego do Retiro de São Pedro-SP.. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (93/01522-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: