Busca avançada
Ano de início
Entree

Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Alemanha

Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski é Professora Titular (2009) pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP; obteve o Doutorado (PhD) em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) em 1980 e é Mestre em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley, 1970. Em 1969 formou-se em Arquiteta (com honours) pela Universidade de Melbourne (Austrália) com o diploma revalidado no Brasil em 1985. Atua como professora aposentada colaboradora no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FEC da UNICAMP entre 1999 e 2002 e em 2006. Foi Diretora Associada da FEC/UNICAMP entre 2003 e 2006. Coordenou e coordena vários projetos de pesquisa, com apoio da FAPESP, FINEP e FAEP/UNICAMP. Foi membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP de 2006-2018. Atuava em dois cursos de graduação da UNICAMP: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. O ensino centrava-se em projeto arquitetônico. Na pesquisa, os interesses incluem projetos específicos de habitação social e da arquitetura escolar. Desenvolve pesquisas nas áreas de: metodologia de projeto e as ferramentas de apoio do processo de projeto (Avaliação Pós-ocupação - APO e Programa Arquitetônico ou de Necessidades); humanização da arquitetura, arquitetura bioclimático, arquitetura escolar e habitação social. Na pós-graduação atua no programa em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - ATC da FEC/UNICAMP. Concluiu a orientação de 9 teses de doutorado e 8 dissertações de mestrado e 30 iniciações científicas. Outras orientações: 2 pós-doutorados. Em andamento: 1 doutorados e 1 IC (bolsa FAPESP). É líder de grupo de pesquisa (Metodologia de Projeto em Arquitetura) do CNPq e foi até nov. de 2011 lider do grupo de trabalho da ANTAC de Qualidade de Projeto e Avaliação Pós-Ocupação APO. Atualmente faz parte dos editores chefe de 3 periódicos indexados. foi coordenadora de área AU da FAPESP por 12 anos de 2007 - 2019. Recebeu a Bolsa de Produtividade CNPq que recentemente (agosto 2013) foi elevada ao nível 1b - para o periodo de 2018- 2022. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Espacios saludables 
Espaços saudáveis 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (1 total):
Nexo Jornal: Espaços saudáveis (11/Out/2020)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 05/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ambiente escolar Análise de conteúdo Análise de dados Área urbana Arquitetura e Urbanismo Arquitetura Autoconstrução Avaliação de necessidades educacionais Avaliação de projetos Avaliação pós-ocupação Baixo custo Banco de dados CAD Ciências Sociais Aplicadas Cognição Conforto ambiental Conjuntos habitacionais Construção civil Criatividade Desenho arquitetônico Desenho universal Desenvolvimento de software Design de interiores Educação Empreendimentos imobiliários Engenharia de software Ensino e aprendizagem Ensino público Era da informação Escolas (arquitetura) Estética da arquitetura Estudos literários Eventos científicos e de divulgação Financiamento habitacional Funcionalidade Habitação popular Habitação social Habitação Impactos ambientais Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Inovação social Integração de tecnologias Intercâmbio de pesquisadores Laboratório vivo Laboratórios Meio ambiente construído Metodologia de projeto Modelagem de informações da construção Modernização Motivação do aluno Objetos de fronteira Países em desenvolvimento Pesquisa científica Processo de projeto Projeto de Arquitetura e Urbanismo Projeto de arquitetura Projeto educacional Projetos de infraestrutura Psicologia ambiental Realidade aumentada Realidade virtual Recursos para a pesquisa Revisão sistemática Software livre Sustentabilidade Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo Tecnologia em gestão de projetos Tecnologias da informação e comunicação Transtornos da visão Usabilidade Ventilação natural Violência urbana
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (7)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações2
Citações1
Cit./Artigo0,5
Dados do Web of Science

LARISSA NEGRIS DE SOUZA; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI; PAMELA WOOLNER. Parâmetros de projeto e métodos visuais APOs: estudo de duas escolas no Reino Unido. Ambient. constr., v. 20, n. 3, p. 199-223, . (16/11479-3)

PAULA ROBERTA PIZARRO PEREIRA; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI; MARCELLA SAVIOLI DELIBERADOR. Analysis support for the design process of school buildings. Ambient. constr., v. 18, n. 3, p. -, . (13/00993-0)

KOWALTOWSKI, DORIS C. C. K.; GOMES DA SILVA, VANESSA; DE O. NEVES, LETICIA; DELIBERADOR, MARCELLA S.; ZARA, OLIVIA O. DE C.; COLLETO, GISELI M.; VICTORIO, EVANDRA RAMOS. Action research and architectural sustainable design education: a case study in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY AND DESIGN EDUCATION, v. 30, n. 4, p. 815-836, . Citações Web of Science: 0. (13/00993-0)

GRANJA‚ A.D.; KOWALTOWSKI‚ D.C.C.K.; PINA‚ S.A.M.G.; FONTANINI‚ P.S.P.; BARROS‚ L.; DE PAOLI‚ D.; JACOMIT‚ A.M.; MAÇANS‚ R.M.R.. A natureza do valor desejado na habitação social. Ambiente Construído, v. 9, n. 2, p. 87-103, . (97/02563-8)

KOWALTOWSKI, DORIS C. C. K.; DANIEL MUIANGA, ELISA ATALIA; GRANJA, ARIOVALDO DENIS; MOREIRA, DANIEL DE CARVALHO; BERNARDINI, SIDNEY PIOCHI; CASTRO, MARIANA RIOS. A critical analysis of research of a mass-housing programme. BUILDING RESEARCH AND INFORMATION, v. 47, n. 6, SI, p. 716-733, . Citações Web of Science: 1. (14/26087-8)

MARCELLA SAVIOLI DELIBERADOR; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI. Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo. Ambient. constr., v. 18, n. 2, p. -, . (17/05699-3, 13/00993-0)

TANIA PIETZSCHKE ABATE; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI. Avaliação de pisos táteis como elemento de wayfinding em escola de ensino especial para crianças com deficiência visual. Ambient. constr., v. 17, n. 2, p. -, . (12/50369-8)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SOUZA, Larissa Negris de. Arquitetura escolar, parâmetros de projeto e modalidades de aprendizagem. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (16/11479-3

ALVARES, Sandra Leonora. Programando a arquitetura escolar : a relação entre ambientes de aprendizagem, comportamento humano no ambiente construído e teorias pedagógicas. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.  (13/03580-8

PEREIRA, Paula Roberta Pizarro. Método de análise de precedentes para apoio ao projeto da arquitetura escolar pública do estado de São Paulo. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/03520-7

DELIBERADOR, Marcella Savioli. O processo de projeto de arquitetura escolar no Estado de São Paulo : caracterização e possibilidades de intervenção. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.  Universidade Estadual de Campinas.  (08/52974-0

BIANCHI, Giovana. Metodos para estimulo a criatividade e sua aplicação em arquitetura. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.  Universidade Estadual de Campinas.  (05/58803-5

DELIBERADOR, Marcella Savioli. Parâmetros da arquitetura escolar e o jogo de cartas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do programa arquitetônico. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.  Universidade Estadual de Campinas.  (13/00993-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: