Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Elgul Samad

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ricardo Elgul Samad bacharelou-se em Física em 1993, obteve o seu mestrado em Física do Estado Sólido em 1997, e concluiu o doutorado também em Física do Estado Sólido em 2006, todos pelo Instituto de Física da USP. Atualmente é Pesquisador do Centro de Lasers e Aplicações Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN/SP). Publicou 48 artigos em periódicos especializados que possuem mais de 300 citações, 3 capítulos de livros e mais de 90 trabalhos em anais de eventos, além de ter submetido 1 pedido de patente. Desde a sua Iniciação Científica trabalha no desenvolvimento e em aplicações de lasers de estado sólido, e no seu doutorado iniciou atividades de pesquisa com lasers de pulsos ultracurtos. Atualmente trabalha com aplicações de pulsos ultracurtos com ênfase na interação destes com a matéria, como na ablação e usinagem de sólidos por laser, geração de plasma induzida por pulsos ultracurtos e modificação de materiais resultante de estados extremos de temperatura e pressão gerados pelos pulsos ultracurtos. Também objetiva, através de técnicas de geração de harmônicos, viabilizar novas fontes de luz na região do UV profundo e raios X moles, com pulsos de durações que podem ser inferiores a 1 femtossegundo. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/06/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: