Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Do Socorro Fernandes de Carvalho

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1998) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1991). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tendo lecionado até 2009 na Universidade Federal do Piauí e entre 2009 e 2010 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou os livros Poesia de agudeza em Portugal (Edusp, 2007), Preambulares do livro seiscentista em Portugal e no Brasil (Edufpi, 2009), Portugal no Brasil: notas republicanas (Theya, 2018) e Catálogo da poesia seiscentista da Biblioteca Nacional (Alameda, 2019). Leciona na área de Letras, com ênfase em literatura portuguesa e estudos retóricos das letras do Antigo Regime (entre os séculos XVI e XVIII) e teoria literária. Estuda principalmente poesia, poética, retórica, agudeza, história do livro e cultura letrada e literatura portuguesa. Finalizou duas pesquisas de pós-doutorado na USP: em 2014, intitulada "Introdução ao estudo do conceito retórico de modelo", e outra pesquisa, na ULisboa e USP, intitulada "Estudo introdutório da preceptiva dos gêneros mistos", em 2016. Foi coordenadora do programa de pós-graduação em Letras da Unifesp de 2013 a 2015. É membro do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ULisboa). Foi pesquisadora da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Brasil, onde elaborou o "Catálogo da Poesia Seiscentista da Biblioteca Nacional (com estudo retórico-poético)" e do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro com o estudo "Poesia portuguesa do século XVII no RGPL". (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: