Busca avançada
Ano de início
Entree

Anderson Campos Fauth

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É professor associado do Instituto de Física Gleb Wataghin da UNICAMP. Doutor em Ciências pela UNICAMP, realizou pós-doutoramentos junto ao Instituto de Cosmo-Geofísica, Turin e Instituto Nacional de Física Nuclear, Frascati, na Itália. Obteve o título de Livre Docente em Física das Partículas Elementares e Campos em 2004. Tem experiência na área de Física de Altas Energias, com ênfase em raios cósmicos e sistemas de detecção de partículas elementares. É responsável pelo sistema de veto de raios cósmicos do detector de ondas gravitacionais Mario Schenberg. É o coordenador paulista da colaboração Unicamp-UFF que opera dois telescópios de raios cósmicos (SP e RJ) para estudo da atividade solar e mudanças climáticas globais. Instalou o primeiro tanque Cherenkov brasileiro que faz parte da colaboração LAGO (Latin American Giant Observatory) na qual é o Physics Task Coordinator. Participa do Observatório Pierre Auger desde 1995 realizando pesquisas em astropartículas de altíssimas energias. Colabora com o projeto ARAPUCA no desenvolvimento de novos detectores de fótons para experimentos com detectores de argônio líquido. Foi eleito chefe do Departamento de Raios Cósmicos e Cronologia-UNICAMP em três mandatos (2004-2006-2014). Participou da implantação do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da UNICAMP (2017- 2021) exercendo o cargo de Coordenador Adjunto. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: