Busca avançada
Ano de início
Entree

Zulmara Virgínia de Carvalho

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT); coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN e co-fundadora e integrante da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (inPACTA) da ECT. Possui o bacharelado (1996 - UFRN), o mestrado (1999) e o doutorado (2006), pela Universidade de São Paulo, em Física, e especialização em Jornalismo Científico, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2006). Criadora da metodologia de ensino-aprendizagem Sci2Biz (da Ciência aos Negócios Tecnológicos) para a difusão da Cultura da Inovação; co-criou e coordenou a ComC&T, entre 2014 e 2018, cuja missão institucional de Assessoria de Comunicação e Produtora de Conteúdo da ECT é alicerçada na pesquisa em inovação comunicacional; integrou o Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas (NATA), entre 2011 e 2013, que configurou-se como a primeira incubadora da UFRN e originou o atual ecossistema de incubadoras da instituição. Atuou como pesquisadora-tecnologista do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, entre 2007 e 2010, colaborando com a implantação da padronização primária da grandeza resistência elétrica, por meio do efeito Hall quântico. Em 2006, exerceu atividades de repórter-pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor) da Unicamp. Tem experiência em Inovação e Empreendedorismo; Metrologia e Qualidade; Divulgação Científica e Física da Matéria Condensada, com ênfase em medições realizadas em condições de baixas temperaturas e altos campos magnéticos. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de negócios tecnológicos, centrando interesse na investigação sobre a cultura e ecossistemas de inovação, de forma plural e multi dimensional e disciplinar, evidenciando as temáticas: tríplice hélice; criatividade, comunicação e conectividade. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/03/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CARVALHO, Zulmara Virgínia de. Magnetização remanente em sistemas antiferromagnéticos\". Tese (Doutorado) -  Instituto de Física.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (99/02083-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: