Busca avançada
Ano de início
Entree

Juliana Jardim Barboza

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora, atriz, diretora em artes da cena, pós doutora pela FEUSP, com a pesquisa Ensaio, ignorância, desobramento: uma prática intervalar entre a aula e a cena, desenvolvida com bolsa FAPESP entre 2013 e 2016. Realiza, em 2014, pesquisa de pós doutorado na Universidad Complutense de Madrid, sob supervisão do Catedrático Fernando Bárcena, com a pesquisa Incêndios e Fernand Deligny: paisagens errantes entre a aula e a cena, com bolsa BEPE-FAPESP. Em Madri, coordena, entre setembro e dezembro de 2014, a ação Incendios: dejar hacer (leer y decir) un texto, posta em cena ensaística, da qual participam artistas e pesquisadores de áreas educacionais e artísticas. Participa da pesquisa Constella(c)tios como compositora cênica em parceria com a compositora e pesquisadora Michelle Agnes Magalhaes- dentro de sua pesquisa como residente S+T+Arts, Ircam/Pompidou -, é autora do texto e dirige a performance como mediadora em cena, para as apresentações de fevereiro/2020 entre Ircam/Pompidou e Centquatre Paris. É mestre (2001) e doutora (2009) em Teatro pela ECA-USP, com pesquisa sobre ator e comicidade e relação entre texto, escuta e trabalho de ator. O núcleo artístico que coordena em São Paulo é contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro na Cidade de São Paulo de julho de 2016 a janeiro de 2018 com o projeto Ensaios ignorantes: o comum e o gesto ensaístico entre cena e público. Doutora em teatro pela ECA-USP com a pesquisa Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra), com orientação da Profª. Drª. Silvia Fernandes. Idealiza e dirige, desde 2010, o projeto Ensaios Ignorantes, que transita entre áreas do teatro e da filosofia da educação, em diálogo com Joseph Jacotot, Jacques Rancière, Michel de Montaigne, Agnès Varda, dentre outros. Esteve duas vezes no oeste africano (Mali e Burkina Faso), a convite do griot, ator e diretor Sotigui Kouyaté (parceiro de Peter Brook por 23 anos), e participa do seu estágio Jeu d'Acteur, Directon d"Acteur et de Mis en scène, para atores africanos de seis países. Professora, entre 2004 e 2012, da graduação e da pós em Artes Cênicas da Universidade São Judas Tadeu. Professora colaboradora dos cursos de Teatro da USP (2006,2008, 2011), Unicamp (2011) e artista formadora na SP Escola de Teatro (2011/12). Preparadora de atores, performers e artistas do circo desde 1992, em peças, grupos, principalmente em SP e RJ. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/03/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: