Busca avançada
Ano de início
Entree

Jairo Nogueira Luna

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado também pela USP (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE, campus Garanhuns), onde desenvolveu pesquisa acerca da cultura do Vale do São Francisco. Concluiu pesquisa de pós-doutoramento na USP (FFLCH) acerca da poesia lírica de Gonçalves de Magalhães e de Manuel de Araújo Porto-Alegre. Trabalhou em instituições de ensino superior em São Paulo (Faculdades de Guarulhos, FIG/Unimesp, Unicsul, FASB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura portuguesa, teoria literária, memória, poesia contemporânea brasileira, metodologia científica e semiótica. Ministra também disciplinas em EAD no curso de Letras à Distância da UPE\Garanhuns. Tem vinte e um livros integrais publicados. Criador do conceito de Neo-estruturalismo Semiótico (método que se fundamenta numa relação crítico-criativa entre leitor e obra por meio de relações simbólicas e arquetípicas) e de Poesia Metamoderna. Coordenou o projeto de mestrado interinstitucional entre a UPE e a UFS (Univ. Federal do Sergipe)- 2010/2012, do qual é o autor do projeto. Redator da revista Diálogos (issn: 2233-1499) e do site de pesquisas Orfeu Spam (issn: 1807-8311). Fez parte do grupo musical The Lee Bats, da segunda formação, no período 1992-1994. Venceu o concurso Projeto-Nascente: Cadê o seu Talento? promovido pela USP/Abril Cultural na categoria livro de poesia nas duas primeiras edições: 1991/1992. Fez parte da poesia marginal, editando o fanzine de poesia Mimeógrafo Generation (issn: 1980-3028) no período 1984-1992. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: